As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

03 abril 2010

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo, normalmente ao meio dia.

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os boneco em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades não tão bem aceitas pelo povo.

Mas, e o Judas que existe em nós e que deve ser malhado todos os dias, já foi malhado hoje ?
Sabemos o quanto somos falhos, mas quando insistimos no erro será que não estamos sendo como Judas traindo a Jesus ?

O Senhor Jesus sabia que Judas o traíria, mas não o exclui. Deu chance a ele de se arrepender até o último minuto (mesmo já tendo-o vendido). Só que Judas não o fez. Ao invés disso movido pelo remorso e pertubado pelas acusações de satanás se matou.

Pedro também traiu a Jesus (ter negado três vezes sendo que horas antes afirmara com toda a convicção que jamais o negaria), mas na primeira oportunidade rendeu-se ao arrependimento e recebeu a nova vida.

Eu parei pra imaginar agora Judas se arrependendo verdadeiramente. Seria grandioso. Assim como Pedro creio que seria tremendamente usado. Mas a escolha dele foi ser lembrado como traidor Daquele que salvaria a humanidade.

Malhar um boneco, encher a boca pra falar do quão crápula Judas foi é fácil.
Difícil é reconhecer que se não vigiarmos podemos parar na mesma situação.

Ao voltar-se para este mundo podre dando as costas para Aquele que te salvou isso também não seria uma traição?

Ao trocar as divinas promessas pela proposta que este mundo oferece isso também não é trair ?

Identifique onde o "Judas" está escondido, malhe-o e tire-o de dentro de você.

Em Cristo,

Núbia Onara
by Núbia Onara 22:13 No comments | in

0 Deixe aqui seu comentário:

Postar um comentário

Pesquise no blog