As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

08 abril 2010

Todos aqueles que estão sozinhos, esperando no Senhor, deveriam não só decorar, mas trazer escrito em seus coraçõezinhos ansiosos aquela passagem da Bíblia:

"Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." [Lucas 12:22-31]

Se Deus nos promete o que comer e beber, certamente, muito mais Ele nos dará com quem casaremos e passaremos o resto de nossas vidas, não? No entanto, todos, dos mais novos aos mais velhos, em alguns momentos de sua vida de solteiros (e outros durante toda ela), ficam ansiosos sobre o assunto.

A pessoa olha em volta e parece que todo mundo tem alguém, menos ela.
De incrédulos a crentes, dos mais novos aos mais velhos, todos os amigos, parentes e conhecidos parecem estar namorando, noivos ou em vias de se casar. Por que, então, só ela continua sozinha?

A verdade é que ninguém tem a resposta para isso, mas a Bíblia nos dá ótimas dicas. Existe tempo para tudo... Para encontrar alguém e para se estar sozinho, para se estar apaixonado e não se estar, para ser solteiro e para se casar. E se você opta por confiar em Deus e sua promessas (e não tomar o problema em suas mãos e resolvê-lo a qualquer custo), no momento certo, o momento de Deus, as coisas começam a acontecer.

O melhor a fazer, ao invés de se deixar envolver pela nuvem de ansiedade que ronda a cabeça dos solitários, é confiar. Parece obvio, mas às vezes esquecemos que Deus está sob controle e onde não podemos ver (no mundo espiritual) Ele está agindo. Veja como:

1º Peça a Deus em oração a pessoa que você espera. (Mais? Alguns dirão.) Parece óbvio, mas é surpreendente que ainda existam pessoas que esperam ser abençoadas na vida sentimental mas não oram por isso. Se você não tem uma vida regular de oração, esse é um ótimo momento para começar. Se você já tem, mas nunca orou sobre isso - ou orou e desanimou - chegou a hora de pedir o que você deseja tanto a Deus.

São muitos os que querem encontrar alguém para ser feliz a dois mas não oram sobre isso. São pessoas que oram pela cura, pela vida financeira, pela sua vida espiritual, buscam o Senhor pelos seus familiares e amigos e intercedem continuamente pelos problemas à sua volta. Mas sobre esse aspecto de sua vida, ela simplesmente espera que Deus dê sem ela pedir. Claro, Deus sabe de todas as coisas, mas ele diz em sua Palavra:

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á."[Lucas 11:9]

Então, peça a Deus. Ore pedindo exatamente a pessoa com quem você quer se casar. Não seja abstrato dizendo coisas como "quero uma pessoa de Deus" ou "o que o Senhor quiser está bom". Claro que o que o Senhor quiser será ótimo e que deve ser uma pessoa cristã, mas se você não diz o que quer como saberá que é quando receber? Fale a Deus de seus sonhos, seus desejos mais profundos, descreva o que você gostaria de encontrar nessa pessoa, como gostaria que ela fosse (por dentro e por fora), não seja tímido diante de Deus. Fale o que você deseja confiando que Deus lhe dará o melhor de tudo. E quando finalmente ele chegar, você saberá que está recebendo a resposta de sua oração.

2º Enquanto você está roendo unhas pensando onde seu par perfeito deve estar, em alguma parte desse planeta a pessoa que se casará com você está vivendo sua vida. Use seus momentos de ansiedade e tensão para orar pela vida dela. Para que Deus possa fortalecê-la, possa fazer dela mais e mais parecida com Cristo, para que Deus possa confirmar em seu coração que bem aqui, onde ela nem imagina, você está pensando nela e orando para que o dia que vocês devam se encontrar chegue logo... Para que possa resistir às tentações e esperar em Cristo por você. Para que tenha boa saúde e uma vida próspera. Afinal de contas, logo, logo será a vida de vocês.

3º Ore também a Deus para completar a Sua obra em você. Você certamente quer a melhor pessoa de Deus que você pode imaginar, não é? Alguém que ame a Jesus acima de tudo, que deseje servi-lo de todo coração, que seja temente a Deus e tenha um coração segundo o do Senhor (se você não deseja uma pessoa assim é hora de começar a rever o que está querendo para você). Uma pessoa que o ame muito e possa ser feliz ao seu lado com Jesus no centro da relação. Se possível - e é - que seja uma pessoa atraente aos olhos (os seus) e que seja divertida e amiga. Alguém, aos seus olhos, perfeita.

Pois bem, todos os seus desejos são legítimos e estão dentro da vontade de Deus para sua vida, mas, pense só... Se essa pessoa chegasse hoje em sua vida... será que você seria a pessoa que ela
desejaria ter ao seu lado?? Não, não é para você desistir ou desanimar, mas para você pensar que essa pode ser uma das razões possíveis para que vocês ainda não tenham se encontrado. Deus quer completar o que começou em você, assim como está completando em algum lugar na pessoa que você encontrará, a obra que começou quando salvou cada um de vocês. Assim quando vocês se encontrarem estarão prontos para esse momento. Enquanto isso, busque o melhor de Deus em você.


Busque ser o melhor possível em todos os aspectos de sua vida. Estude a Palavra de Deus com entusiasmo e perseverança, mantenha um momento diário de oração e estudo, freqüente a igreja com regularidade, desenvolva os dons que Deus lhe deu, faça diferença para o mundo em que você vive! E quando você menos esperar, o momento chegará. E você perceberá que terá valido esperar cada segundo.

Não há porque ficar ansioso. O Deus mais amoroso, justo, misericordioso e bom que poderia existir está cuidando de suas necessidades pessoalmente. Busque o Seu reino e sua justiça e TODAS as outras coisas - incluindo o amor de sua vida - lhe serão acrescentadas.

E não se esqueça que cada dia é um dia mais perto do dia em que vocês se encontrarão. Isso não é o máximo?!!


Fique com Deus, continue orando, persevere em buscar no Senhor a pessoa certa e aja. Não fique trancado(a) em casa, esperando que alguém bata em sua porta e lhe peça em casamento. Saia, passeie, congregue com irmãos e amigos; viva sua vida com a liberdade e a alegria que só Jesus pode dar.



[Este mensagem eu encontrei em um blog desatualizado desde 2007. Ele é da Alessandra de Oliveira, conselheira do grupo de solteiros da Assembléia de Deus]
by Núbia Onara 09:01 2 comments | in

2 comentários:

  1. Ola!
    Estou visitando seu blog pela primeira vez e gostei bastante...pode ter certeza que a partir de hoje serei assídua!
    Obrigada por esta postagem.Estou solteira e o Espírito Santo já tinha me dito exatamente estas coisas e ler esta mensagem só testificou.Oro por alguém,e o que eu mais peço é que Deus construa nele um caráter segundo o de Deus e o fortaleça,para que quando nos reencontrarmos estejamos mais fortes para servir à Deus!
    Que o Senhor Jesus continue te usando para abençoar as pessoas
    bjs,na fé!
    Kátia BH/MG

    ResponderExcluir
  2. Olá!!É a palavra que eu estava precisando!!!Agora posso dormi em paz!!Boa noite!!Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir

Pesquise no blog