As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

07 junho 2011

Uma das partes mais interessantes (e edificantes do livro ) é quando a autora diz que tudo que acontece em uma área da nossa vida, por mais que pareça insignificante, vai se relacionar com as outras áreas. "O que você está passando em um relacionamento amoroso irá aparecer, em todas as outras áreas da sua vida. Você não pode desligar os canais do seu cérebro e do seu coração como se fossem canais de televisão nos quais o programa do canal dois não tem nada a ver com o do canal dez. Os vários canais de nossas vidas são interligados e interdependentes."

Agora se pararmos para pensar no que Jesus nos disse veremos isso claramente. Eu me recordo que em um período de turbulência sentimental na minha vida, uma amiga na época sempre me dizia algo, não importava o que estivesse acontecendo, mesmo que o problema aparentemente fosse diferente a resposta dela era sempre a mesma "Núbia, não se ama a ninguém sem amar a si mesma." E eu sempre ficava ali meditando no que ela dizia meio sem entender porque na época eu achava que me amava ... achava. E mesmo não lendo esse livro (nem sabia que ele existia) acabei fazendo o que a autora sugere: uma visita aos lugares escondidos dentro de mim e uma faxina. É trabalhoso. Tem coisas que você nao poderá fazer e só Jesus poderá ir até o mais íntimo do seu coração e limpar, mas tem outras que Ele irá te conduzir até lá e você mesma terá que arrancar. É fato.

Mas eu vou trazer o esquema que Iylana sugere.

"Foi como limpar a casa, tentando identificar as coisas que estavam empoeiradas ou quebradas, jogando fora coisas das quais eu não precisava mais. Era como mexer nas gavetas e armários da minha mente. Tive que me desfazer das coisas que possuíam valor sentimental mas que já não eram práticas. Tive que admitir que algumas coisas simplesmente não me cabiam mais e que nunca mais caberiam. Verifiquei que tinha deixado as mágoas e os medos se empilharem, como roupa suja, e a pilha era impressionante. Lentamente, metodicamente, tive que limpar meu coração para me preparar para o verdadeiro amor. No meio-tempo, tive que abrir caminho pela bagunça — uma bagunça enorme."

Por onde se deve começar:

Primeiro vá até o porão : onde todas as coisas desde a infância estão guardadas. Isso significa que irá desenterrar sua auto-imagem, que está debaixo de um monte de coisas que os nossos pais haviam dado. Os traumas ... Eu conheço mulheres fantásticas, mas que vivem até hoje atormentadas por acontecimentos da infância, mesmo estando hoje servindo a Deus! Vá até lá, onde aquela palavra foi dita e a cicatriz lateja até hoje e determine que nunca mais ela terá efeito em sua vida. Às vezes com medo de magoar a ferida você se esquiva de muitas situações, sinal de que ela ainda está viva, nem se quer cicatrizou. Tratar feridas é doloroso, mas necessário. Quando se joga o medicamento para desinfetá-la arde desesperadamente, mas é incrível como a cura a partir daí é rápida. Seja corajosa para isso, Jesus está ao seu lado. E se depois do processo ela quiser voltar use a fé para crer que ela não existe mais! Isso feito então,

Suba para o 1º andar: abra as cortinas e deixe a luz da verdade expor seus medos e fantasias do jeito que são — distorções e sombras do passado. Enxergue a verdade, responsabilize-se por ter permitido que a casa ficasse em tal desordem e assuma o fato de que é a única pessoa que pode arrumar a bagunça. É muito fácil jogar a culpa sobre as pessoas ao nosso redor e uma atitude que demonstra total imaturidade. Se as coisas em sua vida sentimental não estão da maneira como você desejou que estivessem, se existe um culpado ele é somente você. Não foi o rapaz que te fez sofrer, que brincou com seus sentimentos, não é Deus que não te responde, não são seus pais, não é seu pastor, não é ninguém , É VOCÊ. Somos nós as responsáveis pela nossa vida. Deus não nos tira o livre arbítrio, Ele nos orienta, mas a decisão é nossa. É você quem decide se a vontade de Deus é soberana (você disse sim para o que Ele quer) ou se é permissiva (Ele permitiu que acontecesse aquilo que você contrariando a orientação Dele, quis). Páre de cometer os mesmos erros que estão te fazendo andar em círculos. Se continuar assim, vai chegar um momento em que ninguém vai prestar, quando na verdade as suas escolhas é que não estão prestando. Quando você se realinhar com Deus então

Siga para o 2º andar :Onde arrumamos direitinho os nossos projetos da forma como desejamos que aconteça. Com um pouco de fé (lembrem-se que uma fé no tamanho de um grão de mostarda já consegue remover montanhas!) e muita confiança, livre-se das cortinas velhas e desbotadas, tapetes e móveis, reconhecendo o custo de todos os erros que havia cometido. Você não estará desperdiçando muito tempo e energia. Admita que é preciso se tornar mais forte, sábia, disposta e pronta para fazer ainda melhor. Será uma sensação maravilhosa! Seja criativa, usando novos estilos e cores, inventando um novo padrão de vida que te leve direto das coisas antigas e das quais você está "confortavelmente acostumada" para a vida da qual você foi planejada por Deus para viver. Quando você der um upgrade* em sua vida, assumir desafios, aceitar uma mudança verdadeira em Deus (que odeia mesmice, e é Deus que faz tudo NOVO!) aí sim você estará

Finalmente no 3º andar: É um lugar fantástico, cheio de luz e cores. Finalmente você conseguirá ver com clareza e estará extremamente feliz, porque descobrirá que o trabalho tinha valido a pena e que chegara aonde desejara sempre estar: a um lugar de paz. Você estará tão feliz consigo mesma que convidará alguns amigos para compartilhar o que havia aprendido. Alguns não gostarão da sua casa nova (Eu bem sei disso ...). Era diferente demais, todas as coisas haviam sumido! Você estará muito diferente, vivendo sem medo! Vão querer ir embora. Deixe! Arrume as pequenas bagunças que eles tiverem feito, acreditando de todo o coração que, mantendo sua "casa" limpa, aqueles que vierem com amor ficarão. Transforme o sótão da sua "casa" em um santuário para o amor. Escolha tudo o que fizer ou falar com o maior cuidado. Quando finalmente acabar de arrumar a cama e afofar os travesseiros, o seu amor estará lá. Sabe aquela velha frase de que não se corre atrás de borboletas, mas se cuida do jardim que elas são atraídas automaticamente ? Pois é, exatamente isso. Quando você cuida do jardim de sua vida e encontra satisfação única e verdadeira em Deus, as cores e o bom perfume atrairá. Agora refletindo sobre isso me veio de como o local atrai , por exemplo um lixão atrai o quê ? moscas, ratos , baratas ... ergh! Mas um lugar com flores, limpo, onde a luz irradia sempre se vê passáros cantando, borboletas, libélulas ... e quando você está ali entretida nas coisas de Deus, cuidando com amor das coisas ao seu redor o SEU amor chegará. Parece simples, mas É SIMPLES. Quem complica tudo é a gente, sempre.

Agora o recadinho que a autora deixa em seu livro e que nessa semana onde muitas estão xoxinhas por causa que o dia dos namorados está chegando e estão só é bom para praticar: "Vamos limpar a casa, o lugar onde guardamos todas as coisas em que acreditamos a respeito do amor. Vamos desinfetar o coração para nos prepararmos para o amor que queremos ter. Vamos examinar aquilo que chamamos de amor, quando está acontecendo em nossa vida. Vamos examinar o amor que não dá certo, quando perdemos o controle, o amor disfarçado e todas as coisas que se disfarçam astutamente de amor. Mais importante, vamos examinar e explorar as coisas que às vezes fazemos para encontrar o amor, manter o amor e experimentar o amor."

Hoje eu termino este estudo do livro. É claro que ele não termina aqui, mas todo ele se concentra a partir desses passos que a a autora sugere. Então, limpe a casa, encontre a satisfação em Deus e receba Dele o amor que você merece.


Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara

P.S. os grifos em vermelho são do livro e os que estão em preto são os meus pitacos.

*upgrade = é um jargão utilizado na computação que trocando em miúdos quer dizer que você trocou uma "peça" velha por uma versão melhor e isso te deu maiores resultados.

by Núbia Onara 10:57 1 comment | in

Um comentário:

  1. Nubia, querida, quanto tempo faz que não visito seu blog.
    Acho que tanta coisa aconteceu nos últimos meses(faculdade é uma delas!rs) que acabei dando um "hiatos" no meu blog e nos que eu gostava muito de visitar. Hoje estava fazendo uma reflexão sobre minha vida sentimental e adivinha qual foi o primeiro blog que me veio à mente? O seu! Claro! Pensei "Lá vou achar muita coisa útil para mim sobre isso!" e como esperava, achei mesmo.
    O layout tá lindo querida mas o conteúdo, ah sim, esse está demais!!! Eu nunca li esse livro, cheguei a folhear, olhar, ler a contracapa e descartei, talvez não fosse a hora ainda mas li seus 3 posts sobre ele e fiquei interessadíssima! Que Deus continue lhe abençoando para que possa continuar com seus belos conselhos para essa nossa fase de espera. ^^ Um beijão!

    ResponderExcluir

Pesquise no blog