As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

26 outubro 2012

"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido,    e  ele comeu." GÊNESIS 3.1-6

Você consegue visualizar este dialogo? Este momento de conversa ? E que conversa mortal !

Vamos fazer um roteiro dela.

1º A serpente (sagaz) sabia muito bem o que Deus havia dito. Maaaaaaaaaaas perguntou pra saber como EVA assimilava aquela orientação. Por que ??? Para dar prosseguimento a sua estratégia. Ela só saberia o que fazer a fim de convencer EVA a comer do fruto se soubesse o que estava dentro dela (afinal ela não tem acesso aos pensamentos ...);

2º  Eva sabia exatamente a orientação e tinha dentro de si o ponto que mais chamara sua atenção: se comessem morreriam ! Pronto ! Era daí que a serpente tiraria o argumento preciso para convencê-la;

3º  "É certo que não morrereis ..." em outras palavras  "Vai acontecer nada não menina ..." e daí por diante tudo o que a serpente falou já não soava perigoso, pelo contrário, fez Eva olhar desta vez não mais com TEMOR , mas se perguntando "É ... por que não?"

Agora vou te fazer novamente a pergunta: Você consegue visualizar este dialogo? Claro ! Aliás, com certeza você já deve ter passado por ela. Vamos traze-lo para a realidade de uma solteira (e solteiros também !)

(Serpente) - Por que você está solteira até hoje ? O tempo está passando todas suas amigas estão casando ou namorando e você só ...
(Solteira) - ...
(Serpente) - Você já viu fulano ? Ele é tão fofo, carinhoso, tem um bom caráter ...
(Solteira) - Não posso me colocar em julgo desigual. Ele tem boas qualidades, mas a principal pra mim ele não tem que é ter entregue a vida ao Senhor Jesus verdadeiramente. Temos a pior das incompatibilidades: a espiritual !
(Serpente) - Mas quem sabe não é você quem vai ajuda-lo nessa decisão ... você não é de Deus ? Veja fulana ... ela tomou essa decisão e hoje está casada. Na sua igreja não tem ninguém pra você. Até quando você vai esperar? E além do mais, ele tem melhor caráter do que muito cristão que você já viu por aí ...
(Solteira) - ...

E aí o que antes era evitado passa a ser observado com outros olhos. A solteira começa a se convencer de que não é uma má ideia.

Sabe onde começou o problema ? NO DAR TRELA¹ AO DIABO. 
Não se dá conversa a ele. Se repreende, se amarra, se resiste, mas conversar?!!! NEM PENSAR !!!! 
Ao dar ouvidos pra ele, mas cedo ou mais tarde você vai começar a revelar o que está dentro de você dando a ele uma visão clara de como argumentar e derrubar as suas "convicções". Lembra de como Jesus tratou o diabo no deserto ? Sem conversa. O diabo vinha com um papo errado e o Senhor Jesus PÁ na cara dele com uma palavra. E mesmo assim o sem-vergonha não se intimidou logo de cara. Imagina se Cristo tivesse dado conversa ??? 

Uma decisão errada não afetará só a sua vida (a de EVA nos afeta até hoje). Quantas famílias não estão sofrendo por que seus entes fizeram uma má escolha amorosa? Quantas amigos ficaram tristes e até desacreditados ao verem seus amigos escolherem o que não agradava a Deus ? Quantas pessoas novas na fé, que viam como um exemplo, não se decepcionaram ou tomaram uma decisão igual porque a tinham como uma referência ? Lembra da reação em cadeia ?

Então, Evinha, se pudesse hoje nos diria assim: MENINAS, NÃO DEEM OUVIDOS AO DIABO, NÃO DEEM ATENÇÃO A ELE !!!EU FUI CONVERSAR E ME DEI MAL!

Muitas solteiras (e solteiros) deram ouvidos e foram certos tomar a decisão errada (achando que era a certa) e só depois eles viram que não era nada daquilo que a "serpente" tinha dito.

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." (II Coríntios 11.3)

As coisas de Cristo são simples e tudo quanto Ele orienta é para nos proteger e nos guardar para o melhor em nossas vidas.

Adãozinho também tem algo a nos ensinar. Isso na próxima mensagem.

Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara



 ¹TRELA = Do latim "hastile", significa a correia a que vai preso o cão de caça. Daí a expressão "dar trela" ou seja dar espaço, dar folga, dar liberdade.



3 comentários:

  1. Muitoooooooooooooo bom mesmo, eu amei.
    São textos se posso dizer assim que se relata na bíblia que muitas vezes só queremos vê a parte que realmente queremos enxergar, e você conseguiu através dessa inspiração nos mostrar a realidade em meios a fatos que o diabo tanto vem realizando nas vidas das pessoas que nós cercam. E porque não dizer se já não demos bobeiras em algumas escolha também.
    Parar e analisar tudo a nossa volta antes mesmo de aceitar sugestões alheias, com certeza vai ser de fato primordial a uma vida feliz e abençoada por Deus.
    Ameiii :)

    ResponderExcluir
  2. Lembrei agora de uma reunião com a dona Thais, esposa do Bispo Guaracy. Ela falou sobre o fato de Eva ter aceitado o conselho da serpente. Qual de nós ao ver uma serpente hoje fica parada diante dela? E pior: quem conversaria com uma?
    Eva aceitou o conselho da serpente pois já estava íntima dela. Assim também nós, devemos vigiar e ter o cuidado de não estarmos íntimas do diabo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Santos Silva31 de outubro de 2012 às 14:45

    oi querida amei sua postagem é a mas pura verdade o diabo sempre se aproveitará das nossas falhas para implantar na nossa vida suas idéias malignas vamos vigiar beijinhos!

    ResponderExcluir

Pesquise no blog