As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

06 janeiro 2010



Mesmo com toda a independência da mulher e a extinção quase que total da espécie "Amélia", ninguém pode negar que um dos requisitos ainda muito cobrado é que a mulher que deseja casar deve saber cozinhar.

Ah não ? Você não concorda ? Eu também queria não concordar, mas me responda uma coisa, quando você prepara algum alimento, um café que seja, e sai bom, quando alguém experimenta qual a primeira coisa que dizem em alto e bom som ? Ah não lembra porque nunca reparou ? Então vou refrescar sua memória ... "Hummmm tá bom já pode casar !" é ou não é ? kkkkkkkkkkkk

Bem só que tem mulheres que possuem esse dom, outras precisam exercitá-lo. Eu faço parte do segundo time. E posso te garantir, não há impossível na cozinha, qualquer uma pode ser uma boa cozinheira.

Mainha sempre procurou nos ensinar o trivial. Ela nos dizia que era pra quando casarmos, mas também pra que a gente aprendesse a nos virar sozinha, vai que um dia a gente ficasse sem mãe ?! Aí sempre uma de nós soltava uma pérola do tipo "eu não vou cozinhar, eu vou ter empregada " ao que ela lembrava "É ? Deus ajude que vocês ganhem muito bem pra poder manter alguém que cozinhe pra vocês, mas até pra mandar precisa saber fazer ...". Diante de um argumento desse quem era a gaiata que dizia mais alguma coisa ? O jeito era aprender.

Eu sou a mais velha, e por isso, acabei sendo mais levada a fazer algumas coisas na cozinha pra poder ajudar minha mãe. Um feijão, fritar um ovo, um arroz, um macarrão, esquartejei algumas vezes uns frangos kkkkkkkkkk, mutilei uns bifes affff... enfim, fiz algumas coisas. Minha irmã não fazia nada x nada. Pra encurtar o papo, ela casou e todo mundo imaginava que ia ser complicado, mas não é que a danadinha se aplicou a aprender e hoje cozinha tão bem quanto a minha mãe (e olha que superar mainha é difícil). E é atrevida, porque já começou se exibindo com pratos pra cozinheira de mão cheia: comida baiana, feijoada, camarão (moqueca, bobó, alho e óleo...).

Se Nádia conseguiu qualquer uma de nós conseguimos (se ela ler isso eu tô frita !).

Ela esperou para se dedicar a aprender depois de casada (e foi correria). Muitas vezes mainha teve que dar um suporte.

Nós que estamos solteiras podemos começar a exercitar isso agora. Cozinhando para a família e para os amigos. Eles serão nossos jurados.

Mas antes de começar o atentado terrorista na cozinha aqui vão algumas dicas preciosas.


  • Sempre antes de começar a cozinhar ore a Deus. Uma querida companheira de obra, na época noiva de um pastor me disse isso, apesar de já saber e até praticar, isso ficou gravado ainda mais no meu coração. Apresente suas mãos para Deus. Peça para auxilia-la na arte de cozer. Mesmo aquelas que já sabem verão que o resultado será surpreendente;

  • Não comece com pratos que você não gosta de fazer. Inicie pelo que você gosta, exemplo: Se você acha um porre preparar um frango, mas ama a sobremesa, então escolha uma receita simples de sobremesa e prepare-a. Ao receber os elogios você terá mais segurança para encarar novos desafios (inclusive preparar o frango);

  • Vocês observaram a palavra simples acima em destaque ? Pois é, nada de pratos mirabolantes. Comece pelo simples. Se você começa pelo complicado e não dá certo, você ficará desanimada e nem o fácil você vai querer fazer. Subir uma escada se começa do degrau mais baixo. Geralmente as receitas vem com cotações do grau de dificuldade. Escolha as de grau fácil e assim sucessivamente;

  • Leia antes e com atenção a receita. Nada de deixar pra ler na hora do preparo;

  • Certifique-se de que tem todos os ingredientes. Se não providencie;

  • Deixe os ingredientes dispostos como se tivesse apresentando a receita em um programa de tv, cada porção já devidamente separada. Na hora é só ir seguindo o modo de preparo sem ter que correr pra medir os ingredientes;

  • Lembre-se você ainda é uma iniciante. Não faça substituições de ingredientes. Se na receita pede x não coloque y porque acha melhor, faça como o indicado. Com certeza um dia você vai chegar ao nível de substituir as coisas e sair melhor do que a receita original, mas por enquanto seja humilde e siga a receita a risca;

  • Se te ensinaram uma receita bacana, nada de guardar na memória, escreva e certifique-se de que anotou corretamente cada ingrediente e a sua quantidade. E na hora de preparar esteja com a receita em mãos. Tentar lembrar é correr um grande risco de esquecer alguma coisa e botar tudo a perder.

Estou ajudando abordando este assunto ? Comenta meninas. Assim eu trabalho melhor em cima da nossa necessidade.

No próximo post eu trarei umas receitinhas e mais dicas pra ser uma chef de cuisine. Voilá !

Essas dicas é a minha experiência atual com a cozinha (ou vocês acham que também eu não tô me exercitando na arte) além dos conselhos de mainha. Vamos arrebentar (calma deixem a cozinha inteira kkkkkkkk).

Beijinhos

by Núbia Onara 22:55 6 comments | in

6 comentários:

  1. Nossa Núbia! Em quisitO cozinha, só Deus ...
    Eu até faço um bom ovo frito,fervo uma água como nínguem e preparo um Miojo excelente rsrsrsrrs.
    Mais sei que preciso investir nisso e dedicar mais do meu tempo em aprender cozinhar.
    Minha mãe arrebenta na cozinha,nossa!
    Mais eu ...
    Conto com suas dicas!!!
    Mais nada de coisas dificeis de fazer,viu!
    Beijos e estou aguardando as receitas...

    ResponderExcluir
  2. Rsrrsrs, muito bacana, gostei!!
    Sou obreira de Goiânia, tenho 16 anos, e não cozinhava praticamente nada desde os 12 anos, e agora estou participando do mês do Rush (Sisterhood), e nesse primeiro mês, temos que fazer uma refeição completa, com no mínimo três pratos para família ou amigos, tirar fotos, e mandar para nossa a Sister, que é uma esposa de pastor..
    Apesar do meu desastre na cozinha, graças a Deus estou me saindo bvem. Boa noite :)kkkkk'
    Obr. Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany,

      as tarefas du RUSH são muito boas pra isso, pra incentivar a gente a praticar. Não adianta ir na cozinha de tempos em tempos tem que se criar um hábito, uma disciplina, só assim a gente se empolga e cria sempre mais coisas.

      Deus te abençoe nesse RUSH ! Beijos

      Excluir
  3. Ameeei muito obrigada! Vai me ajudar muito!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaaaaaaa!!! Deus te abençõe muitooo... esse site é maravilhoso adoreiiiiiii!!
    escreva maiiiis pq ta ajudando mttt
    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Oii , bem . muito legaal seu post, esse é o primeiro que leio, espero encontrar mais dicas , tenho 18 anos, namoro a 3 ano e 5 meses, pretendo casar, e meus pais são separados, isso significa que sou apenas eu para cozinhar para meus irmãos. Infelizmente, minha mãe trabalha e eu não tenho como acompanhá-la cozinhando já que quase nunca ela está em casa. é bem complicado pra mim , não posso esperar até casar, todos os dias meu pai me acorda mandando eu preparar o almoço, e eu não gosto nadinha disso, nem sei como fazer isso , é chato. Ou melhor, não deve ser chato, mas fazer algo que agente não sabe, se torna muitooo chatooo . preciso de dicas, urgentes, receitas ... e acima de tudo Deus me ajudando! :) Deus te abençoe querida.

    ResponderExcluir

Pesquise no blog