As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

03 fevereiro 2013



Agar teve que ir embora com seu filho. Essa decisão entristeceu Abraão se tratava do filho dele. Porém, Deus o consolou afirmando que o rapaz também seria uma nação poderosa.

"Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino."
Gênesis 21:14-19


A capacidade média de um odre é de 5 litros. Considerando que um ser humano bebe em média 1,5l de água por dia, que eles estavam numa região desértica e que eram 2 pessoas  essa água acabou rapidinho. O desespero então tomou conta de Agar. Ela sabia que ali seria o fim e o primeiro a morrer seria seu filho, tanto que ela se afastou para não ver ele perecer ... 

Mas aí acontece o detalhe que faz toda a diferença, Deus abriu os olhos de Agar e assim que isso aconteceu ela viu um poço. Deus não abriu o poço naquela hora, ele já existia, estava ali o tempo todo, mas o desespero (que é uma emoção) não a deixou ver a solução para aquela situação.

Às vezes a resposta de nossas orações pode estar diante de nossos olhos, mas nossas emoções estão embaçando a nossa visão ... Agar sabe muito bem o que é isso ...

Nós temos orado e achamos que nada está acontecendo. Parece que não temos respostas.

As emoções tem esse poder sobre uma pessoa, não a deixar ver/ouvir e/ou agir em prol da solução de uma problema.

A nossa vigilância tem que ser nesse sentido. De estar atento às soluções que Deus está tentando nos mostrar, mas que por causa da ansiedade, medo, dúvida, preocupação não conseguimos ver ! 

A emoção tomou conta de Agar no momento em que ela soube que teria que partir, tanto é que ela já partiu errante, sem destino, sem saber para onde ir, sem direção. Ela não conseguia pensar naquele momento. Imagino que ela só pensava na dor de ser expulsa de casa.

Na vida sentimental essa falta de "visão" pode acontecer inúmeras vezes, mas em duas situações ela age mais frequentemente:

1º Quando você ora, ora pra Deus trazer alguém, e você acha que virá de outro lugar e a pessoa estava sempre ali perto de você (diante dos seus olhos);

2º Quando você começa a se angustiar só com a ideia de não ser a pessoa certa, mas como já se afeiçoou, Deus mostra, mas o seu coração não deixa você ver os sinais que estão bem diante do seu nariz.

Peça sempre a Deus para abrir os seus olhos ! Mas vigie para que  seu coração não embace sua visão.


Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara

Um comentário:

Pesquise no blog