Desde meus 15 anos eu tenho uma mania da qual gosto muito, que é a de fazer checklist pra tudo. Pra quem não conhece o termo, ele quer dizer uma lista de verificação. Você já deve ter feito, por exemplo, uma lista do que você precisava comprar, é um check list. Você com certeza foi riscando a medida que ia comprando cada item.
Um dia estava assistindo um programa do empresário Jorge Dória Jr. e ele entrevistava algum consultor empresarial que disse o seguinte "Pessoas de sucesso fazem checklist !". Fiquei contente com a notícia, sinal de que estava no caminho certo ;)
Mas eu tinha um probleminha ... checklist espalhado por tudo que é canto o que não estava sendo eficiente pra mim. E eu só me dei conta disso quando fui levantada Conselheira do grupo de adolescentes (Turma da Fé Teen) da minha Igreja e ao mesmo tempo estava concluindo o meu TCC.
Resolvi então, depois de muito acumular papel e anotar em vários cadernos os projetos, planejamento de aula e compromissos do grupo concentra-los em um só. Daí surgiu este humilde caderninho da foto ao lado (fiz até esta capinha pra ele com estampa de passarinhos que eu amo ♥ ).
Eu dividi ele com tags de tudo o que eu faço no grupo. Foi uma mão na roda !
Mas o problema ainda persistia, pois o que era referente ao grupo estava concentrado, mas às outras áreas de minha vida, ainda estavam espalhadas pelo meu quarto anotados em papeis avulsos, cadernos, diários ou presos no mural ...
Até que dia desses, Anne Caroline, uma seguidora do blog e que tornou-se uma querida amiga, mandou pra mim o link de um blog que achou interessante e que eu podia tirar alguma dica legal aqui pro Vida de Solteira Cristã (não sabia ela o quanto me ajudaria !). O blog é o Morando Sozinha.
Cliquei no link e comecei a fuçar tudo até que me deparei com esta matéria (clique aqui ) falando sobre organização e sugerindo um caderninho para anotação de tudo.
Era o que eu estava precisando ! Assim como tinha feito o caderno para o grupo, poderia fazer para todos os compromissos que tenho concentrando-os em um só lugar (como não tinha pensado nisso antes ...).
Então, peguei dois caderninhos bem simples que tinha aqui e comecei o processo.
Vejam o passo-a-passo:
1º Fiz uma lista de todas as atividades que tenho. Algumas segui a sugestão da autora do blog, outras adaptei a minha vida (se você assistir ao vídeo dela verá que ela orienta isso). Depois peguei alguns pedaços de papel cartão colorido para fazer os tags;
2º Cortei retângulos coloridos e em cada um escrevi o assunto. Depois dobrei e grampeei na borda da folha (deixe uma quantidade de folha para cada assunto, como se fosse um caderno de matérias, só que personalizado);
3º Como eram dois cadernos uni a capa dos dois com fita crepe formando um só (fiz isso porque a capa que iria fazer cobriria o espiral e não ficaria esquisito. Por isso prefiram usar um caderno só com o nº de páginas que se adéque a sua necessidade);
4º Você pode deixar a própria capa ou personalizar uma. Hoje fiz uma capa pra ele com um tecido lindo de viver que encontrei no centro da cidade e ele ficou assim ♥ !
Eu tenho agenda, mas nela não dá pra escrever tudo pois fica confuso e até porque agenda é para os compromissos diários mesmo as que tem uma parte destinada a um abreviado planejamento mensal. Este ano estou usando a maravilhosa agenda Godllywood {♥} e agora com o caderno uso em parceria com ela.
Os assuntos dos tags ficou assim:
- TAREFAS: é uma espécie de triagem, onde anoto tudo o que eu preciso fazer, daí a cada dia escolho as tarefas e coloco na agenda. Não adiantava escrever na agenda porque nem sempre dá pra fazer aquilo naquele dia, então agora vou anotar no caderno tudo, e toda noite quando for planejar o dia posterior, escrevo na agenda o que dá pra fazer no dia (sem stress). Não se esqueça de risca-las sempre que cumpri-las;
- ROTINA: São atividades já determinadas por dia, semana, mês, bimestre, semestre ... No vídeo da Fran ela explica melhor;
- FINANÇAS: Essa é a mais importante. Aqui registra-se com maior detalhes a sua vida financeira. Registre tudo !!! Na agenda Godllywood tem um espaço dedicado a isso, mas precisava de mais espaço para detalhamentos;
- GODLLYWOOD: Eu faço parte deste grupo e todos os meses temos tarefas, reuniões e eventos evangelísticos. Nessa parte registro todos os meus compromissos no grupo (se quiser saber mais sobre este trabalho clique aqui);
- URBANISTA: é a minha profissão (apesar de ainda não estar exercendo). Aqui anoto tudo o que se refere a ela, cursos de aperfeiçoamento, credenciamento no conselho da categoria, congressos, palestras, livros ... você pode fazer o tag para seu trabalho;
- WISH LIST: eu sempre anotava o que eu queria comprar, mas quando ia às compras acabava ficando sem saber entre o necessário e o que podia esperar mais um pouco. Eu também fiz como a blogueira Fran, dividi entre o que eu preciso comprar e o que eu desejo (mais pode esperar um pouquinho);
- INSIGHTS: É a parte das ideias e inspirações que sempre Deus está me dando e pra não perdê-las registrarei aqui e não mais em vários papeis espalhados pelo quarto como antes;
- BLOG: Registro tudo o que eu preciso fazer para os blogs e fanpages que cuido.
Você irá dividir de acordo com suas necessidades. O importante é usa-lo !
Depois que você fizer seu caderninho procure passar a limpo todas as suas anotações registradas em outros lugares para ele. A ideia é concentrar tudo em um só lugar que você possa rapidamente ter acesso. Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo tanto aqui (também nos comentários) como lá na página do Facebook.
Depois que você fizer seu caderninho procure passar a limpo todas as suas anotações registradas em outros lugares para ele. A ideia é concentrar tudo em um só lugar que você possa rapidamente ter acesso. Qualquer dúvida deixe nos comentários que eu respondo tanto aqui (também nos comentários) como lá na página do Facebook.
Se quiser saber mais sobre checklist clique aqui .
E aí ? Gostaram dessa primeira dica ?
Até a próxima missão TUDO EM ORDEM !
Bisous,
Núbia Onara
Eu simplesmente AMEI!!!
ResponderExcluirSempre gostei de agendas, este ano eu tenho duas: A agenda Godllywood (essa não poderia faltar!) e uma agenda linda do Smilinguido que eu ganhei de ma amiga.
Eu já comecei a usar as duas, mas confesso que estou meio perdida!!!
O que a senhora me sugere?
Vou fazer esse caderninho, pois ele cade na bolsa e as outras duas agendas não.
Como eu posso utilizá-las???
Glenda, minha sugestão é :
ResponderExcluir* Faça seu caderno dividido por atividades que você exerce no seu dia a dia;
* Use como agenda principal a Godllywood, pois ela é completa (planilhas mensais, controle financeiro ...)
* A agenda do Smilinguido use como um diário espiritual. Escreva experiências espirituais que você viveu no dia, o que Deus revelou pra você através de uma situação ou uma palavra, uma meditação em alguma passagem bíblica ... No final do ano você irá se surpreender ao reler sua agenda.
Espero que tenha gostado da sugestão ;)
Olá D. Núbia!
ResponderExcluirA senhora pode nos ensinar a fazer esta capa para o caderno???
Ficou linda!!!
Muiitoo lindaa sua confecção meeu beem :)
ResponderExcluirTentarei fazer, porém gostaria de ganhar uma haha, um incentivo a maais sempre ajuda hihi
Jamile - Salvador/BA.
Olá muito legal sua ideia e ficou muito lindo seu caderno,tenho a agenda Godllywood que maravilhosa,amo ela demais!!!
ResponderExcluirBeijinhos
amei vou fazer,quero me organizar e acabei de comprar uma agenda do godllywood!pois quero entrar no grupo!
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