As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

31 maio 2011

Não sabe se é a hora certa para trocar de emprego? Se deve ou não embarcar naquele intercâmbio? Ou ainda, se mudar de carreira agora faz sentido?

Afinal, como saber qual é hora certa de partir para algo novo?

Em um texto anterior eu já tinha abordado a questão de quanto tempo permanecer em uma mesma empresa (leia aqui).

Mas às vezes a questão é mais ampla do que esta. Pode ser algo que impacte sua vida profissional, mas não resume-se exclusivamente à ela. Como por exemplo, acompanhar um cônjuge em uma mudança de país; ou ainda deixar uma carreira corporativa para ter uma atuação autônoma ou quem sabe abrir o próprio negócio. E estas decisões são mais complexas do que trocar de um emprego corporativo para outro.

E então? Como saber a hora certa? A reposta parece óbvia, mas ela me foi dada quando assisti pelo segunda vez a peça “A Alma Imoral” (com a Clarice Niskier) na semana passada.

Na peça, Clarice conta que devemos sair do lugar estreito rumo ao lugar amplo. Clarice em sua peça diz “em determinados momentos da nossa vida, nos deparamos com situações as quais causa-nos desconforto físico ou moral. Estes lugares que se tornam estreitos; que outrora serviram para nossa evolução e crescimento se tornam apertados e limitadores.”

E isto é muito bem representado pela história bíblica:


Às vezes achamos que estamos sem saída e à nossa frente só existe a imensidão do mar intransponível.

Independentemente da crença religiosa, fica a analogia de que às vezes precisamos atravessar o mar para buscar o lugar amplo. E como diz Clarice Niskier na peça, se mostramos esta coragem e determinação de fazê-lo o universo conspira à favor.

E todos nós já transpusemos uma imensidão de água do lugar estreito rumo ao lugar amplo, do útero materno ao mundo. E acredito que não tenha sido fácil, porque todos os recém-nascidos choram muito ao nascer!

Então, qual a hora certa de buscar algo novo para fazer? Quando o lugar onde você estiver se tornar o lugar estreito e você estiver pronto para renascer.

BOA SORTE!

Marcelo Cuellar

Revista Você S/A

Blog Na mira do headhunter

by Núbia Onara 00:21 No comments | in , ,

0 Deixe aqui seu comentário:

Postar um comentário

Pesquise no blog