As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

12 maio 2014


9ª Razão: para convertê-lo


Já ouvi muitas bobeiras quando o assunto é namoro de um cristão com um não cristão.
Já li até quem defenda que é possível sim, usando aquela passagem bíblica que diz que a mulher santifica o marido incrédulo (1 Co 7.14). Sim, usaram esse argumento que nós sabemos muito bem que Paulo aqui estava falando da mulher que se converteu depois de casada e o marido não (vice-versa).

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” 2 Co 6.14

Eu gosto de usar essa versão RC porque ela traz uma palavrinha que fortalece a ideia geral do versículo: prendais.

Essa passagem pode (e deve) ser aplicada para todas as áreas da nossa vida, mas para a vida amorosa acredito que ela tenha um peso ainda maior.

Casar com uma pessoa é um compromisso. Você se prende voluntariamente ao outro. Ao contrario do que muito é lançado aos quatro ventos da facilidade de se dissolver um casamento, eu e você que somos inteligentes sabemos que não é bem assim que a banda toca.
Muitas solteiras cristãs estão se iludindo com essa falácia. E quando eu digo muitas eu estou sendo bem inocente, porque os números são assustadores. E não fique iludida achando que somos só nós mulheres trintonas, quarentonas e cinquentonas e por ai vai, que cai na desesperança de ir buscar lá fora o que não encontra dentro da igreja. Tem muita jovem nesse desespero também. Aliás, fazendo uma contagem assim por alto, eu já ouvi mais casos de meninas entre os 20 e 25 anos fazendo isso do que as de 30 pra cima.
Isso me leva a pensar que não é só pelo fato de não encontrar na igreja rapazes compatíveis (já que nessa faixa etária é mais fácil achar, diga se não é), mas também em querer fazer as coisas do próprio jeito.

“Mas ele tem tudo de bom só falta se converter” muitas alegam. Só falta isso? Então falta tudo minha filha!

Olha que interessante e profunda essa reflexão do Leandro Marcio Teixeira:

Em primeiro lugar, a Bíblia ensina que todo homem é indesculpável diante de Deus. Não é o bom comportamento, os bons modos sociais, as obras, a amabilidade ou qualquer outro aspecto externo de moralidade que torna alguém justo aos olhos do Pai. Todas as nossas justiças, ou seja, nossas tentativas de nos considerar retos diante do Senhor, são inúteis. A alvura mais limpa que podemos obter é como o carvão (Is 64:6). O homem tem natureza pecaminosa, e desde a tenra idade ela se manifesta através dos pecados que pratica. (...)Não é o caso, então, de faltar ao Fulano apenas o converter-se. Falta-lhe tudo o que realmente interessa: a mudança do coração, por operação regeneradora e milagrosa do Deus salvador.”

Você não irá convertê-lo. Essa é uma decisão dele, somente dele. Não se arrisque num relacionamento com alguém que está caminhando em outra direção. Se sua fé em Cristo é o que direciona tudo em sua vida como você vai conseguir viver maritalmente com alguém que não segue esse princípio primordial pra você? Se ambos na mesma fé já enfrentam desafios por se tratar de indivíduos diferentes, quanto mais. São direções opostas entenda isso. Por mais que aparentemente não pareça tão nocivo assim.

Se você olha e não vê ninguém “interessante” ou se de repente até tem, mas quem você gostaria mesmo está lá fora e se arrisca nesse relacionamento alegando que com o tempo VOCÊ irá ganha-lo pra Jesus é assim que você demostra confiança em Deus? Você não crê que ainda que não esteja diante dos seus olhos, essa pessoa existe dentro dos moldes Dele pra você ou que Deus pode te conduzir a uma pessoa que supera o que essa tem te atraído tanto?

Talvez nem perceba, mas com essa atitude você está dizendo assim: “Ah Deus, é melhor eu resolver isso. Não tá vendo que de outro jeito não pode ser?” Ou seja, o Senhor não pode. 
Pra te lembrar: Para Deus nada é impossível. (Lucas 1.37) 

Não se prenda a um relacionamento de crenças desiguais. Você está colocando em risco o que tem de mais valioso, se é que você considera tão valioso assim.


Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara
by Núbia Onara 12:54 2 comments | in
Read More

11 maio 2014

É com muita alegria que chego aqui com um balanço positivo da semana.
Toda a programação foi cumprida!
Foi fácil? Não. Às vezes estava cansada, mas sentava na frente do computador, pedia a direção de Deus e começava a digitar sobre o tema do dia.

E o que vocês acharam das mensagens?
Aprenderam algo?
Fala pra mim. Deixe seu comentário. Mande email ou mensagem pelo facebook. Eu posso até tardar, mas respondo rs.

Bem, como a cada etapa vencida o desafio fica um pouquinho maior então o cronograma dessa semana traz fechamentos de ciclos, ou seja, terminar as séries que começamos há tempo.

Vamos retomar o "Amor na prática" que também ficou paradinho faltando tão pouco para completar o estudo. E encerramos as 10 razões pelas quais você (nem eu e nem ninguém) deve querer namorar alguém.


Segue a programação:

Segunda-feira: 10 Razões pelas quais você não deve querer namorar alguém - 9ª razão
Terça-feira: 10 Razões pelas quais você não deve querer namorar alguém - 10ª razão
Quarta-feira: Amor na prática
Quinta-feira: Decida ser conquistada
Sexta-feira: Amor na Prática
Sábado: 2ª etapa do proposito do mês pela vida sentimental
Domingo: Novidades!

E fiquem ligadinhas em nossa página no facebook porque sempre posto dicas valiosas para nossa doce vida de solteira cristã (ou você tá achando sua vida amarga?! Oi lá hein).

Beijo, beijo, beijo!

Núbia Onara



by Núbia Onara 20:11 5 comments
Read More

10 maio 2014



A primeira vez que soube da história desse adolescente de 17 anos foi assistindo a um documentário na Discovery. O nome dele é Kaleb LandgaleA medida que ele relatava o drama que viveu ao lutar contra um jacaré, eu me vi chorando angustiadamente em frente a TV. Esse fato aconteceu na Flórida, lugar onde jacaré é o que mais tem (aff).

Não foi apenas o fato dele ter perdido o braço. Foi o fato dele ter tido que escolher entre o braço ou a vida e como ele resolveu esse impasse.
Imagine você nadando num rio quando de repente é atacado por um desses bichos. Você deve saber como esses repteis matam, mas se não sabe eu vou te contar agora. Eles são predadores de emboscada e preferem atacar na água (seu habitat). Quando morde uma presa arrasta para o mais fundo possível fazendo com que morra afogada .

Agora que você sabe como eles matam, voltemos a cena. Você tenta escapar mas ele crava os dentes em seu braço e te puxa para o fundo. Sabendo que ali morreria afogado antes de ser devorado, você tem que pensar e decidir mais rápido que a velocidade da luz. Imaginou? Agora vou te contar o que Kaleb decidiu. Já que o braço estava preso na boca do jacaré, ele apoiou os pés sobre a cabeça do bicho e impulsionou o corpo com toda a força que ainda tinha pra cima afim de que seu braço desprendesse... (me falta o ar só de relatar) sentiu o drama.

Ele decidiu pela vida. O braço naquele momento poderia ser seu passaporte para a morte. Ele deixou-o para trás e conseguiu emergir e nadar até a margem.

Mas Núbia, pra que você está contando tudo isso? 

Enquanto eu ouvia o relato desse adolescente eu só conseguia lembrar de uma coisa:

"Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno." Mateus 18.8

Em outro post (este aqui) eu já comentei que a ideia de Jesus não era disseminar a pratica da automutilação (como muitas religiões praticam por aí). Mas Ele queria nos chamar a atenção como a vida eterna é mais importante do que qualquer outra coisa. Um membro, como lemos nos versículos acima, podem ser comparados a coisas que consideramos extremamente importantes e nem cogitamos a hipótese de perde-los, mas que podem está nos arrastando para o fundo até perdemos a nossa salvação. O conselho de Cristo: abra mão, perca. Vá para o céu sem isso do que para o inferno com isso.

Essa passagem nos conduz a uma reflexão profunda sobre todas as áreas da nossa vida, mas como o blog trata da solteirice cristã, o foco acaba caindo sobre vida sentimental. Então pense: o que na sua vida sentimental parece tão essencial, mas que tá te afundando na fé a cada dia? Um sentimento? Um relacionamento totalmente fora dos padrões de Deus? Uma ansiedade? Um trauma? Uma mágoa?

Mesmo que vá doer profundamente você abriria mão pela sua salvação?

Esse adolescente abriu mão de um braço em prol da sua vida aqui na terra. Quanto vale a vida além dessa vida?

No link abaixo você poderá assistir ao depoimento dele. Não é o programa que eu assisti que foi terrivelmente forte, pois fizeram uma reconstituição da cena, mas dá pra você ter uma noção do sacrifício desse rapaz.


Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara
by Núbia Onara 22:32 No comments | in
Read More

09 maio 2014



8ª Razão: Por pena

Iniciar um relacionamento por qualquer um dos motivos citados anteriormente já é ruim, imagine se o motivo for pena.

Olha só que interessante:

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." 1 João 4.18

Se você refletir sobre os sinônimos de pena não há nada de bom: castigo, comiseração, condenação, dó, lástima, lição, penalidade e punição.

Agora reinterprete o versículo. Se você sente pena, há um medo por trás de tudo isso. E isso não é amor.

Quando você sente pena, no seu íntimo você considera que o outro não é capaz o suficiente de superar aquela situação. Esse sentimento pode nos levar a tomar decisões erradas, baseadas em quem mesmo? Isso! No coração. 

Vamos continuar nessa linha de raciocínio? Você inicia um relacionamento por pena, no fundo você acha que a pessoa não é capaz de ter um relacionamento recíproco. Isso pode gerar uma situação de co-dependência: ele de você e você de se sentir tão importante e essencial para aquela pessoa. A tábua de salvação dela. Egoísta isso não?

A pena motiva a culpa. "Tadinho, mas ele é tão bonzinho comigo...", "Tadinho, mas ele já foi tão esnobado..."

Olha só quantos desdobramentos sentir pena por alguém pode tomar .

Por isso, quando você se pegar com peninha do rapaz e motivada a iniciar um relacionamento por causa disso pare na hora!
Fuja também dos rapazes que tentam te convencer a ficar com eles por pena.  Exatamente isso que você leu. São duas situações diferentes da mesma coisa rs. Tem rapaz que a ultima coisa que eles querem é despertar pena, é a outra pessoa que sente isso. Mas há aqueles que usam desse artificio. Se fazem de coitadinhos pra ganhar seu coração.

Ninguém é digno de pena. Compaixão sim, pena não.

Compaixão é diferente de pena, mas isso fica para outro post...

Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara


by Núbia Onara 21:46 No comments | in
Read More

08 maio 2014


Pergunta de uma leitora (anônima):

E quando o menino sabe que você tem interesse e fica fazendo charme, o que fazer?

Em primeiro lugar meninos não namoram. Meninos tem que brincar e estudar não necessariamente nessa mesma ordem.
Homens é que devem namorar. Pra que você quer um menino? Vai te dar trabalho... Tô vendo homem já feito dando trabalho quanto mais o resto.

Em segundo lugar, todo mundo tem direito de fazer um charminho. O problema é o tempo que esse charme dura.

Já vivi isso. Não uma vez (aff). E quer saber a real: ele talvez não esteja afim. Digo “talvez” porque não sei quanto tempo tem ele fazendo esse charme todo.

Quando o homem está afim, e é corajoso, ele vai até você mesmo sem a certeza de que você está interessada nele. Quando ele não é tão corajoso assim (e até os que são) se vêm com a faca e o queijo na mão, quando descobrem que a mulher que ele quer também tem um interesse por ele, aí eles correm pro abraço! Na cabeça deles, não vão correr o risco de levar um não (que é um drama para a ala masculina...).

Então, se ele já sabe do seu interesse e fica nesse “cheiro mole¹” você tem duas opções:

# pular fora e focar em quem tem um interesse recíproco e verdadeiro;

# fazer que nem uma pessoa muito querida, que estava interessada, sabia que a pessoa já tinha conhecimento desse interesse e também sentia o mesmo, todo mundo já sabia que ele estava interessado nela, mas ele nada de chegar nela. O que ela fez? “E aí fulano, todo mundo só fica dizendo que você é interessado em mim. Quando é que vai tomar uma atitude? Tô esperando?”  Parabéns pra ela! rs

A decisão é sua. Ou então você fica aí assistindo esse show de charme dele. Mas fique ciente que:
# no show você pode ver ele ficando com outra;
# na plateia pode ter alguém interessado e só te apreciando, mas você está tão atenta ao espetáculo do outro...

Bisous!
Núbia Onara


¹ Expressão tipicamente baiana que define a pessoa ou o ato de falta de caráter, ou atitude, ou preguiça, ou engano, ou mentira, que promete ou se diz alguma coisa que na verdade não é, ou bobão, abestalhado. Fonte: Dicionário InFormal
by Núbia Onara 09:37 3 comments | in
Read More

07 maio 2014

Vou confessar algo. Não é segredo que a inspiração sobre essa cronologia bíblica veio quando eu meditava sobre a vida amorosa de José. Então, desde que comecei a escrever lá no comecinho sobre Adão, minha cabeça sempre está percorrendo a Bíblia tentando imaginar o que Deus irá revelar sobre cada personagem.

Eu ainda estava em Isaque quando pensei sobre Labão. Fiquei aqui matutando com meus botões “Meu Deus, o que esse homem tem para nos ensinar? Eu particularmente não vejo nada de bom nele...”.  E de fato, ele não tem. Busquei estudos sobre ele e ontem enquanto lia algumas situações que Jacó viveu com o sogro, enxerguei a lição claramente. Logo me veio à memória situações que algumas amigas vivenciaram e vi que existe muito Labão por aí. É um tipo de gente que infelizmente existe também no meio da Igreja. 
São os APROVEITADORES.

Labão era um aproveitador de marca maior! Não valia o pão que comia. E o que ele nos alerta é exatamente sobre isso: ter cuidado com o homem  aproveitador. Suas características são: 

# Se aproveita da sua ingenuidade e amor:E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?” Gn 29.25

# Se aproveita da sua fé: Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti.” Gn 30.27

# Se aproveita do seu bom caráter e dedicação: Tenho estado agora vinte anos na tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; mas o meu salário tens mudado dez vezes.” Gn 31.41

E cuidado. Eles sempre são pessoas gentis e de lábios doces. Lembra como Labão recebeu Jacó em sua casa? Duvido que com tão calorosa recepção Jacó imaginasse que estava diante de homem que só pensava em seus próprios interesses: “E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à sua casa.” Gn 29.13

Não para por aí não. Para mascarar a índole enganadora eles sempre fazem propostas justas: “Depois disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário.” Gn 29.15

E sabe o que é o pior? Ainda tenta fazer com que você seja a mazinha da história. Porque depois que ele viu que Jacó foi embora, ou seja,  galinha dos ovos de ouro dele, ficou tão, mais tão furioso que as intenções dele não eram boas, de tal forma que o próprio Deus interferiu: “Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.” Gn 31.24
E sabe como ele agiu no outro dia? Posou de bom moço. Tentando convencer a todos que estava triste porque Jacó foi embora e não deu oportunidade dele se despedir com beijos e festa. Que cara de pau!
Mas Jacó era um homem de Deus. E quando Labão vinha com o milho ele já estava voltando com o cuscuz!
Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o temor de Isaque não fora comigo, por certo me despedirias agora vazio. Deus atendeu à minha aflição, e ao trabalho das minhas mãos, e repreendeu-te ontem à noite.” Gn 31.42

Pronto! Desmascarado. A única saída que ele teve foi fazer um acordo e sumir! Depois desse episódio não se lê mais sobre o nome desse sujeito (graças a Deus).

Meninas, tenhamos cuidado com os “Labões” que estão à espreita por aí. Às vezes no afã de querer agradar e até de não ter maus olhos vocês até percebem umas atitudes estranhas, mas relevam.
Posso jogar as cartas na mesa? Fiquem atentas:

# Quando seu namorado pede dinheiro emprestado ou seu cartão ou seu cheque ou seu nome;

# Quando ele sugestiona que você minta sobre algo;

# Sempre está na dependência, principalmente financeira, de alguém e não esboça nenhuma vontade de sair daquela situação (tem sempre uma desculpa);

# Fica te enrolando.

Eu tenho certeza que enquanto você lia esse post se lembrou de um caso que ouviu ou de uma amiga que viveu ou está vivendo isso ou você está vivendo isso - está interessada quem sabe até namorando ou noiva de uma “Labão”. Na boa, se eu fosse você partia a mil sem olhar pra trás que nem fez Jacó. Você não merece isso.  Aja a fé e saia desse relacionamento explorador. Quanto às demais, olho vivo.


Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara

05 maio 2014

"Como culpar o vento pela desordem feita, se fui eu que esqueci as janelas abertas!"

Você já deve ter tido conhecimento de casos como esses: uma jovem ou um rapaz, de Deus, dedicados em Sua obra, mas que quando casaram foram infelizes.

E se eu te dissesse que o fato de você ser de Deus não te livra instantaneamente de um relacionamento ruim?

Já vi sofrerem porque casaram mal e depois dizem "no meu íntimo eu sabia que não era pra eu casar com ele(a)... eu observava suas atitudes erradas e via que era o próprio Deus me mostrando, mas...".

E também já vi casais com tudo pra arrebentar, mas só tinham problemas entre eles porque os egos e as vontades não cediam...

Releia a frase  e os exemplos acima. Que conclusão chegamos? Tudo depende de nossas escolhas.

Numa versão Bíblica essa frase seria a passagem em Provérbios 26.2 que diz: "Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá." 

Tudo na nossa vida tem uma razão, um motivo. Você pode até de primeira me responder "mas a culpa não é minha...". Porém, se pensar direitinho e ser sincera vai ver que tem algo que poderia estar fazendo diferente. O seu coração pode estar de enrolado.

Analise suas experiências sentimentais antes e depois de Cristo (isso vale também para situações que você nem chegou a namorar, mas se viu fisgada por um sentimento). O que você esperava que fosse diferente, mas não foi ou não está sendo? Agora seja franca (o): Qual sua participação nisso?


Nosso propósito este mês será o de fechar "a(s) janela(s)". 

Assista a esse vídeo para que fique mais claro o que o Espírito Santo está querendo despertar em nós. Ele é a reunião que Cristiane Cardoso ministrou dia desses na Terapia do Amor falando sobre bênção e maldição hereditária. 

Medite, considere como se estivesse na reunião. Até participe da oração. Peça para Deus te revelar quais atitudes, escolhas, ou seja, que janelas você tem esquecido aberta e que tem trazido a insatisfação na sua vida sentimental. Vou além, peça para Ele te revelar suas atitudes que até podem ser inofensivas hoje, mas que num futuro relacionamento podem tornar as coisas difíceis.

Considere manter um caderninho com suas anotações nesses propósitos. Suas meditações, suas auto-analises.

Essa é a primeira parte. Depois que você meditar sobre o que acabou de ler e assistir esse vídeo e continuar meditando prepare-se para a continuação. Afinal, se vamos fechar as janelas primeiro identificamos as que estamos deixando abertas e depois fecharemos uma a uma.





Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara
by Núbia Onara 22:09 2 comments
Read More
Se tem uma coisa que estava me incomodando nos últimos meses é o fato de vir aqui no blog apenas postar o propósito mensal e só. Sentia falta de escrever mais vezes. A inspiração chegava, eu anotava em meu caderninho e entrava semana e saia semana e nada de escrevê-las aqui. Eu não posso nem alegar que a mudança para Sampa foi a causadora porque não foi. É algo que já observava desde lá em Salvador...

Essa semana vi uma frase no facebook: 

"Se você não se der um prazo para completar seus projetos e tarefas, eles se arrastarão indefinidamente até você desistir deles ou ser chamado atenção por quem você decepcionou com sua falta de responsabilidade." Bispo Renato Cardoso

E uma dessas duas coisas realmente acontecem e é muito frustrante.


Quem tem a agenda Godllywood sabe que a cada início de mês tem uma tabela com um rápido planejamento de objetivos para aquele período. Confesso que até aqui não tinha escrito nada nelas, mas depois de ler essa frase (e meditar nela quase que o feriado todo - efeito bomba nuclear ela teve em mim, obrigada bispo) despertei para um aspecto que estava deixando muito a desejar... DISCIPLINA.


DISCIPLINA: modo de agir que demonstra constância. 

Agora o mais interessante é que ser constante é uma ordem para quem quer se manter no reino de Deus. Veja só:

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 1 Coríntios 15.58 

Não dá pra começar e depois parar... não se você quer agradar a Deus. Por isso, o meu desafio essa mês será ser disciplinada para o que é importante.

E como eu sei que uma das formas de alcançar certos objetivos é ter fiscais, vocês serão os meus. Por isso tô tirando o pó desse blog, arregaçando as mangas, estalando os dedos e digitando. Se eu continuar deixando pra depois eu nunca escrevo.

Segue o planejamento de mensagens dessa semana:

SEGUNDA-FEIRA (hoje) 05/05: Este post
TERÇA-FEIRA 06/05: Propósito do mês de maio para a vida sentimental
QUARTA-FEIRA 07/05: Cronologia Bíblica - LABÃO
QUINTA-FEIRA 08/05: Decida ser conquistada
SEXTA-FEIRA 09/05: 10 razões pelas quais você não deve querer namorar alguém (continuação - 7ª razão)
SÁBADO 10/05: A ser definido pelo Espírito Santo
DOMINGO 11/05: Balanço da semana e programação da seguinte

Quero ver eu não cumprir agora. Chega de tanta enrolação.

Podem vir aqui amanhã. Vocês não irão se frustrar em ver o blog sem atualização.

Nos vemos!


Disciplinando-me por amor a Cristo,

Núbia Onara




by Núbia Onara 00:41 4 comments
Read More

Pesquise no blog