As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

28 fevereiro 2014



Além da oração, para este mês de março o propósito será acompanhado de jejum também. 

Há uma explicação dada pelo pastor Kenneth Hagin muito interessante sobre o jejum:  

“O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus.” 

Tornar-se mais suscetível ao Espírito de Deus, é isso que iremos buscar ainda mais no propósito desse mês. Suscetível no que precisamos mudar, renunciar, enxergar... enfim, uma pessoa suscetível é alguém que sofre mudanças com facilidade isso quer dizer que se você e eu estivermos suscetíveis ao Espírito Santo, Ele terá facilidade em nos moldar! Forte isso né?! Mas será que temos sido assim (não seja rápida em responder... sempre temos algo resistente em nós...).

Então, o propósito seguirá dessa forma:

# No mês de fevereiro, nós oramos todos os dias pelo nosso marido. Cada uma orava conforme sua fé e a inspiração do Espírito Santo. ESTE MÊS, será dada uma direção para a oração daquela semana. A cada 7 dias um motivo de oração será postado na nossa página no facebook e aqui no blog;

# Você irá escolher um dia daquela semana para orar e jejuar em cima do motivo dado;

# A duração do jejum será individual, você vê um tempo mais adequado, de 3 a 7h no máximo, não mais que isso. Se você só pode fazer um jejum de 3h é melhor fazer bem feito do que quase morrer com um de 7h e fazer de qualquer maneira só pra cumprir tabela. Use sua fé com inteligência;

# Aquele tempo que você estará em jejum, tire para meditar no motivo de oração da semana. Esquadrinhe-se a si mesma afim de encontrar alguma raiz ruim que possa vir a te atrapalhar na área sentimental;

# Se você quer continuar orando todos os dias pelo seu marido, fique a vontade. O que você não pode esquecer é que a cada semana você tirará um dia para num determinado momento orar e jejuar em prol daquela direção que o Espírito Santo irá nos passar;

# Tem algo que iremos fazer ao final de cada propósito este ano. Uma inspiração que a Fabi compartilhou conosco muito forte e que tornará nossa espera muito especial. Clique AQUI e saiba qual .

Então, amanhã, será postado o primeiro motivo. Compartilhe com suas amigas, outras solteiras na sua igreja.

Já posso ver coisas boas acontecendo...


Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara









A Fabi, leitora do nosso blog, compartilhou hoje sua alegria pela experiência no propósito de fevereiro. E não só isso, mas também uma inspiração de Deus! Hoje, no último dia do propósito ela irá escrever uma carta para o seu amado (que ainda nem conhece) relatando como foi orar por ele todos os dias. 

Fiquei pensando e que tal fazermos isso ao final de cada propósito mensal?!

Escreveremos uma carta para nosso amor. Escreva como se já o conhecesse, e conte suas experiências com o propósito daquele mês, relate como tem sido sua espera por ele. A sugestão aqui é escrever uma carta ao final de cada propósito, mas se você quer escrever mais de uma vez ao mês, extravasa minha filha! rs

Coloque local e data, perfume, escolha um papel de carta bonito (ou faça um você mesma), coloque no envelope (também perfumado) e escreva o seguinte:


As mais "doidas" na fé podem até comprar uns selos e colar heheheheh (já sabem quem vai fazer isso né?! A doida aqui :D ). Se é pra agir a fé vamos agir direito né?!!

Vocês podem providenciar uma caixa bem bonita onde serão colocadas e guardadas todas as cartas escritas ao longo da espera. 

E aí, curtiram a inspiração?! Eu curti e vintage que sou, irei escrever muitas cartas para meu Boaz. 

Com muito, muito, muito amor e bastante fé em Cristo,
Núbia Onara

21 fevereiro 2014

"Acontece que Labão tinha duas filhas. A mais velha se chamava Lia, e a mais moça, Raquel. Lia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita de rosto e de corpo." Gênesis 20.16,17

O olhar mostra muito sobre a pessoa, é a porta da alma, e os olhos de Lia mostravam ternura, eram afáveis, devia passar uma doçura muito grande, mas toda a doçura dos olhos dela foi superada pela beleza de Raquel que não era só bela de rosto mas de corpo também, chamava mais atenção que a irmã mais velha. Lia deve ter passado sua vida ouvindo o quanto a irmã mais nova era mais bonita do que ela. Até que um dia ali no meio do nada aparece um parente, e por quem esse homem se apaixona? Por Raquel, a mais nova. 

Lia acompanhou aquela história, ela viu aquele homem ficar um mês inteiro até que o pai lhe fizesse a proposta. Viu esse homem trabalhando 7 anos como se fossem dias pela irmã mais nova. Acho que ela teve tempo suficiente para se apaixonar por Jacó.
Ela sabia que ele não estava trabalhando por ela, estava pela irmã, a irmã é que estava sendo honrada, mas pense comigo: 7 anos convivendo com uma pessoa com essa grandeza de caráter, porque se voltarmos alguns capítulos vemos uma descrição peculiar feita dos dois irmãos, como era a natureza de Jacó e como era  natureza de Esaú. Enquanto Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador (Gn 25.27) Jacó era um homem pacato, doméstico, um homem que era muito próximo aos seus pais, principalmente a sua mãe, até cozinhar sabia (não se esqueçam do guisado que ele preparou para seu irmão em troca da primogenitura e o assado para o seu pai). Era um homem dado a vida no lar, e aquela mulher ali por tantos anos comparada, por não ser tão bonita quanto a irmã, estava vendo Raquel tendo mais uma "vantagem", um homem daquela natureza.

Só que era costume daquele povo que a mais velha não poderia se casar antes da mais nova, porém ninguém mencionou isso quando foi acordado que Jacó trabalharia 7 anos por Raquel. Se era costume, então todos ali (exceto Jacó) sabiam e poderiam ter dito "olha Jacó não dá pra Raquel casar antes de Lia, ou você ora aí pra ela encontrar alguém nesses 7 anos e case antes ou você terá que casar com ela". Até que é comemorado o casamento. Imagine Raquel ao chegar o tempo de ficar com o homem de sua vida, imagine  a expectativa de Jacó. Era costume durante as comemorações o noivo não ver a noiva, o encontro era na lua de mel, logo Raquel não ficou à vista de Jacó, mas será que Labão pegou Lia assim de repente e do nada empurrou tenda adentro? Será que ela não foi avisada antes? Eu sendo mulher chuto um palpite, Lia sabia o que ia acontecer, podia não saber muito tempo antes, mas momentos antes sim e ela não quis fazer diferente talvez por pensar que de outra forma ela nunca teria o amor daquele homem.

O que se passava dentro de Lia? Como era a auto estima dela? Será que ela se sentia especial, valorizada? Ela parecia lidar muito bem com o desprezo pois durante todo o tempo passava por cima de situações humilhantes. Porque vemos depois que ocorre o casamento a primeira situação de desprezo quando Jacó acordou e que o efeito do vinho passou, que ele olhou pro lado e viu Lia, ele saiu daquela tenda indignado, foi tirar satisfação com Labão, "oh Labão porque fez isso? Eu trabalhei foi por Raquel não foi por Lia!". Agora imagine uma mulher que acabou de passar a noite de lua de mel com um homem que ela amava acordar com essa situação já pensou?! Essa foi a primeira situação de desprezo. 

Aí Labão fala da regra que foi ocultada e espertamente propõe uma solução "trabalhe mais 7 anos e Raquel é sua" e Jacó não pensou duas vezes "tá bom eu trabalho mais 7 anos, mas eu quero a Raquel" o segundo desprezo ela viu aquele homem se dispor mais 7 anos pela sua irmã. E a sequência de desprezo continua pois todo tempo Jacó deixava claro que amava mais Raquel.  Chegou um tempo que o próprio Deus viu que Jacó desprezava Lia e interferiu:


"Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre" Gênesis 29.31


Ela teve 6 filhos  e o tempo todo, a cada novo filho Lia acreditava que teria mais do amor do marido. Como a honra estava em gerar filhos, ali ela estava se sentindo pela primeira vez especial. Ela tinha o amor dele, mas não como Raquel tinha. A Bíblia relata que Jacó amou mais a Raquel do que a Lia. Ela não está dizendo que Jacó não amou a Lia, mas deixa claro que amou MAIS a Raquel e Lia sabia disso. Ela não tinha o que Raquel tinha em termos de sentimentos do marido e a cada filho era uma esperança de mais amor. Até que uma situação bem interessante acontece, quando Ruben acha umas benditas de umas mandrágoras e Raquel desejou aquilo.


"Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho."
Gênesis 30.14


Ali, a passiva Lia já não suportou ficar calada. É assim gente chega uma hora que você vai manifestar o que está dentro de você, não adianta, você pode ouvir desaforos muito bem, mas vai chegar uma hora que aquilo que você está canalizando para dentro de si vai sair. Olha o que Lia fala:


"E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho?" Gênesis 30.15



Percebe que não tem lógica?  Primeiro porque Raquel não roubou mandrágora nenhuma, ela pediu ela não foi lá e tomou, se ela tivesse tomado e Ruben se queixasse aí Lia poderia até reclamar assim "você já não tem o amor de Jacó ainda tem que tomar as mandrágoras do meu filho!" só que Raquel não roubou nada, nem mandrágora e nem amor de marido. Desde o primeiro instante o amor de Jacó foi de Raquel, se tinha alguém que entrou de gaiata no navio (wow)  esse alguém foi quem? Foi Lia. No fundo ela queria dizer, "você sempre teve tudo, será que não posso ter nada?"

Raquel então falou "tá bom, passa as mandrágoras que eu deixo você passar essa noite com meu marido" (Gn 30.15) mostrando que sempre queria ter tudo. Lia aceita a proposta e nem espera Jacó chegar, vai encontra-lo  e avisa "A mim possuirás, esta noite, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho." (Gn 30.16)

Lia é o retrato do que uma mulher com baixa autoestima e acostumada com o desprezo pode fazer. Ela assimilou isso pra natureza dela e mendigava amor e AMOR NÃO SE MENDIGA. Se Deus não tivesse ido ao encontro de Lia e a honrado o que teria sido sua história? Porque Deus faz isso, Ele pega o desprezado, aquele que o mundo rejeita, e honra. Deus tem um prazer imensurável em fazer isso, mas isso não tira a lição que Lia tem para nos dar. Não se pode estar com alguém por pena, por acordo, porque não se ver desvantagem, mas não há admiração, algo intenso por aquela pessoa. É muito ruim você querer provar o seu valor para uma pessoa que até sabe, mas não vai te valorizar e te amar da maneira que você merece. 

Deus sempre vai nos honrar, mas Ele não quer nos ver desprezadas, Ele quer que tenhamos um amor recíproco, digno.

Talvez você traga isso dentro de si. Você se sente tão desvalorizada que tem aceitado migalhas de amor e nem percebe, pior, tem corrido atrás delas, principalmente quando vê que a pessoa está interessada por outra, mas fica ali tentando mostrar o quanto é legal... não faz isso. Quanto mais agir assim o efeito é contrário e de quebra você fica com a sensação de inferioridade, de que não é atraente, não é interessante. 

Tem que ser recíproco, ainda que, inicialmente, um ou outro não tenha chamado atenção. 
Ouvimos sempre testemunhos de casais que um gostou primeiro que o outro, acontece, mas foi só uma questão de pouco tempo pra coisa começar a ser mútua.

Dê amor, mas não o mendigue; não fique esperando com as mãozinhas em forma de concha um pouquinho de amor, pensando em mil formas de ter um pouquinho de atenção. Analise como está a sua autoestima, como você se enxerga. Felicidade em qualquer relacionamento está intimamente ligado a esse aspecto.
Quando você reconhece o seu valor está reconhecendo o valor de Deus e Ele honra aos que O valorizam. E se alguém te desprezar ou te desmerecer, fique tranquila pois você tem um Pai que te valoriza muito mais.

Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara


by Núbia Onara 22:43 2 comments
Read More

20 fevereiro 2014

"Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro." Gêneses 30.1

Ela era a mais amada, a preferida, por quem Jacó prazerosamente trabalhou 14 anos e os considerou como poucos dias tamanho era a alegria dele ter a mulher que amava.  Mas em outras palavras, ela tirou os olhos da grama dela pra olhar e achar que a da vizinha (Lia) era mais verde. Ela viveu em função de competir.
Raquel focou no que ela não tinha e não apreciou o que ela já tinha.


Ela era tão obcecada que chegava a culpar Jacó pelo fato de não ter filhos e nem percebia que o problema estava nela, porque se a irmã engravidava e ela não tendo ambas o mesmo marido, não precisa nem ser médico pra saber quem era a estéril (Gênesis 30.2).

Ela poderia, mesmo tendo sido trapaceada pelo pai, ser a melhor tia para os filhos de Lia, amá-los como seus próprios filhos, não ficar considerando que cada gravidez de Lia era uma afronta. Acredito que Deus a teria honrado até muito antes do que ela foi se tivesse agido assim.

Tão linda de corpo e de rosto (Gênesis 20.17), mas ciumenta e invejosa. No fundo (e no raso) Raquel era INSEGURA.

Muitas podem ser as razões que causam a insegurança em uma pessoa (cabendo aqui uma analise pessoal), mas quando uma pessoa é assim (principalmente uma mulher) ela se torna um poço sem fundo. Nada é suficiente: nem um carinho, nenhuma atenção, nenhum elogio... nada. Agora pense um relacionamento com alguém insegura. Se uma amizade já é difícil imagine um casamento!

Na minha adolescência eu sofri muito por focar naquilo que eu não tinha, na aparência que eu não tinha, nas coisas que não tinha e sofria muito quando não tinha a total apreciação de minhas colegas de colégio. Daí eu descobri talentos que faziam as pessoas me apreciarem e foi um sucesso. Novas amizades. As meninas querendo sempre estar perto de mim, mas havia ainda sim algo errado nisso tudo: essa minha necessidade da aprovação dos outros, minha insegurança. Quando eu finalmente tive um encontro com Deus houve uma transformação: eu passei a focar no que Deus dizia a meu respeito e me dava. Comecei a valorizar isso e o mais incrível foi ouvir uma colega de trabalho um dia dizer “eu acho você tão segura” se ela tivesse me conhecido antes ...

De forma alguma podemos embarcar na paranóia de nos comparar com os outros. Cada um tem seu talento, suas bênçãos e suas lutas. Quando nos comparamos duas coisas vai acontecer: ou a gente vai se diminuir achando-se incapaz ou a gente vai querer ser melhor do que a pessoa e se achar a última coca-cola gelado no deserto. Quando na verdade, ao identificarmos alguma deficiência em nós poderíamos pensar em como superar a nós mesmos!

Deus conhece cada intenção do nosso coração. Ninguém está vendo, mas Ele está ali vendo claramente uma inveja, um desconsideração, uma baixa auto-estima... Quando olhamos para Jesus, quando olhamos para Ele, quando buscamos a Sua Excelência (que não é pouca coisa não) nós nos encontramos, descobrimos o prazer de viver e ser nós mesmas, até porque Ele não nos oprime, o fardo Dele é leve e suave. Nós aprendemos a transformar nossas debilidades a nosso favor. É daí que vem minha segurança e o meu sossego. Não me coloco em pé de comparação com ninguém, nem gosto de comparar as pessoas, nem de ser comparada ainda que a vantagem seja minha! Considero-me e considero os demais seres únicos, preciosos demais para Deus e com quem podemos fazer uma rica troca de aprendizados. Porque bom mesmo não é ser melhor ou igual, mas diferente.


Guarde essa regra: Nossa segurança é DIRETAMENTE PROPORCIONAL ao nosso relacionamento com DeusQuanto mais estreito é o nosso relacionamento com Ele, mais SEGURAS somos. A insegurança também está relacionada com nossa vida espiritual, só que ela é INVERSAMENTE PROPORCIONAL. Quanto menor o relacionamento com Deus MAIOR a insegurança. 

Agora pare e reflita um pouco: 

# O que você já tem, mas não está dando o devido valor simplesmente por estar sempre comparando a sua vida com a dos outros?

# O que te deixa insegura? Por quê?



Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara


by Núbia Onara 08:47 1 comment
Read More

19 fevereiro 2014


"Assim, Jacó trabalhou sete anos para poder ter Raquel. Mas porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias." Gênesis 29.20

Quem nunca suspirou e pensou "caramba! isso é que é amor" depois de ler esse versículo. E por que será que ele chama tanta atenção? Eu arrisco um palpite: o sacrifício contido nele.

Jacó sabia que tudo o que era importante requeria sacrifício.
E um detalhe: ele poderia ter sossegado depois de ter Lia. E mais, até faltado com a palavra, afinal ele já estava com Raquel pra quê trabalhar mais sete anos! Mas não, ele honrou o acordo. Ele mostrou ali o quanto valorizava Raquel. Comprometimento é isso que Jacó tinha. 
Desde o primeiro momento em que conheceu Raquel ele se esforçou e mostrou até um cavalheirismo movendo aquela imensa pedra do poço para que os pastores (inclusive ela) desse de beber ao rebanho (a natureza da mãe, Rebeca).
Ele sabia lidar muito bem com as consequências de suas escolhas, ele honrava a palavra (engraçado para alguém com fama e nome de enganador...)

Quantos rapazes já vi darem a desculpa "ah, mais ela mora tão longe..." ou até já estavam namorando, mas por alguma razão tiveram que morar longe um do outro e até em outro estado e aí foi mais conveniente ficar com alguém que estava ali pertinho, disponível pra ele e deixarem aquela que ficou em outro local...
O cara não se esforça para nada! Tudo é um motivo para desistir... eu fico imaginando um sujeito desse depois de casado... pior! eu fico imaginando a esposa frustrada depois de casada!

É uma série de desculpas que o sujeito dá:

#Não liga porque não tinha crédito...
#Não manda email porque não tinha internet...
#Não escreve porque não gosta de escrever...
#Não passeia porque não tem dinheiro...
#Não a presenteia porque não tem condições...
#Fica um tempão sem se falarem porque não teve tempo... se ver então, ishi! nem se fala...
#Não vai na sua casa porque o ônibus demora, ou tem que pegar mais de uma condução e não tem carro...
#Ele sempre está cansado demais pra você...

Onde isso vai parar?! O cara é acomodado demais. Desconfio que ele deve pensar "pra quê tanto esforço se a oferta é grande... tem mais mulher do que homem, tem mais solteirA na Igreja, do que solteirO, ou seja, eu sempre vou ter opção."

Sabe o que eu aprendo quando leio sobre Jacó? Procure um rapaz comprometido com o que quer. Um rapaz que se esforce por você, que esteja disposto a pagar o preço!
Já vi casos do rapaz dizer que AMAVA a garota e não faz nada pra esse relacionamento acontecer! Conta outra! Sempre coloca uma dificuldade, deixa ao encargo do tempo... 

Já vi namoro terminar porque a menina morava a duas horas do cara (isso numa epoca tão cheia de modernidade). Já vi cara ser transferido a trabalho para outro municipio (dentro do proprio estado) e ficar mais de 9 meses sem ir ver a namorada e alegar falta de grana pra passagem. Terminar com a namorada e começar a namorar com uma que estava ali bem pertinho (que providencial né... chega a ser divino! ah conta outra).E a ironia vem agora, depois ele foi transferido de volta e a atual ficou lá e num é que ele arranjou tempo e dinheiro pra ir lá visita-la... estranho né, porque será... alguém pode me explicar, sou inexperiente nesses assuntos... francamente.

Minha mãe diz que quando alguém quer traz até água no cesto minha filha! Sabé lá o que é isso?!

Em compensação já vi rapaz morar em outro estado e sacrificar para 1vez a cada dois meses ir vê-la, não ficar um dia sem se falarem, aproveitar cada instante que tinham para ficar juntos, e hoje estão casados e felizes diga-se de passagem.

Quem quer faz quem não quer dar desculpa. Se o rapaz te quer mesmo, de verdade, ele vai dar um jeito, se for fogo de palha, fique tranquila que no primeiro ventinho ele apaga.
Se agora ele não faz, casada você vai ser mais uma daquelas esposas frustradas que dizem assim "só eu dou e não recebo nada em troca".
Nunca esqueço o conselho de uma amiga muito amada que sofreu com um casamento frustrado, mesmo sendo da fé os dois. Ela me contava como era no namoro, o esforço era todo dela. A postura dele era sempre passiva. Até ir ao forum pra marcar o casamento ela teve que fazer. A frustração já começou na lua de mel. Um dia ela olhou pra mim e disse "Nubia, nunca faça aquilo que é para o homem fazer. Ele precisa provar com atitudes o amor que ele facilmente diz ter. Ainda que você possa fazer, seja até mais prático pra você ir lá e fazer, deixe ele fazer. Só assim você vai conhecê-lo. Eu ignorei esses detalhes e sofri." Ela já não está mais casada, e está muito feliz, mas queria não ter passado por toda a experiência que viveu.


Do início, do primeiro momento em que a viu até o fim Jacó provou que amava a Raquel, ele a valorizava com atitudes. E não murmurava (trabalhar anos como se fossem dias prova isso). Em nenhum momento jogou na cara dela todo este esforço. Observe isso naquele que está se candidatando a vaga de ser seu marido.

E pra terminar um poema lindo do Luís de Camões que encontrei pela net enquanto procurava a imagem para este post.

Sete anos de pastor Jacó servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe deu a Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
Assim lhe era negada a sua pastora,
Como se não a tivera merecida;

Começou a servir outros sete anos,
Dizendo: Mais servira, se não fora,
Para tão longo amor, tão curta a vida.
(Soneto XXIX. Luís de Camões, 1524-1580)
Ai, ai... suspirei :)


Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara
by Núbia Onara 09:25 5 comments
Read More

04 fevereiro 2014


Ontem a noite eu estava aqui pela net relendo algumas mensagens quando de repente veio um pensamento forte de orar pelo meu futuro marido. Nem sei quem é, mas ele existe, está em algum lugar e o Espírito Santo quer que este mês eu ore todos os dias por ele. Loucura isso né?! Mas as coisas da fé são loucura :)))

Então, nosso propósito mensal é:

TODOS OS DIAS deste mês, você irá reservar um momento para orar pelo seu futuro marido. 

Interceda em oração pela vida dele. Peça a Deus para visita-lo, fortalecê-lo, dá a maturidade espiritual que ele precisa...

Meninos que passam por aqui, se quiserem podem orar por sua futura esposa também.

Ah, e vou logo dizendo, que quando vocês se conhecerem com certeza ele irá te contar de algo que aconteceu com ele este mês e você vai perceber o poder que teve sua oração.


Dica de fé:

Quando você orar não fale "Oh meu Deus visita a pessoa que o Senhor está preparando pra mim..." porque isso é óbvio (ou você quer alguém que Deus não esteja preparando?).
Seja determinada na oração!
Ore assim: "Meu Deus visita o meu MARIDO agora...".

Vamos nessa fé!





by Núbia Onara 10:52 4 comments
Read More

Pesquise no blog