As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

19 junho 2013


Tem palavras que já sabemos seu significado, mas quando paramos um pouquinho para ler sobre ela em um dicionário parece que nosso entendimento assimila mais do que por senso comum sabíamos. Dê só uma olhada para a definição de 'paz' segundo o dicionário Aurélio:


Paz

[Do lat. pace.] 
Substantivo feminino. 
1.Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranqüilidade pública; concórdia, harmonia: 
O respeito às leis assegura a paz de uma comunidade. 
2.Ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento; entendimento, harmonia: 
Vive em paz com os vizinhos e colegas. 
3.Ausência de conflitos íntimos; tranqüilidade de alma; sossego: 
Goza de paz absoluta. 
4.Situação de um país que não está em guerra com outro: 
Grandes são os benefícios das épocas de paz
5.Restabelecimento de relações amigáveis entre países beligerantes; cessação de hostilidades: 
Breve foi a paz entre os dois países. 
6.Tratado de paz: 
assinar a paz
7.Ausência de agitação ou ruído; repouso, silêncio, sossego: 
a paz do campo. [Pl.: pazes. Cf. pás, pl. de 1.]

Paz podre. 1. Sossego profundo. 
Fazer as pazes. 1. Reconciliar-se. 
Jogar à paz. 1. Jogar bastante a fim de saldar as contas com o parceiro. 
Ser de boa paz. 1. Ter índole pacífica.


Interessante... sabemos que a vida Cristã é de luta, aliás muita e constante. Então, o que caracteriza essa paz, fruto do Espírito Santo ? As pessoas pedem paz, o mundo busca a paz, mas por que parece tão difícil alcançar ? Porque  paz é uma atitude de quem tem paz. E nós sabemos que isso é o que menos as pessoas têm hoje. 

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

A paz que o mundo propõe é uma paz somente exterior. A de Jesus é diferente, é interior que influencia também todo o seu exterior. Você não precisa estar em êxtase para percebê-la. Ela é forte dentro de cada um que recebe a pessoa do Espírito Santo. Por isso todo que tem paz é um pacificador. Veja só este versículo (que eu amo tanto):

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus (...)" Mateus 5.9

Por isso quem tem o Espírito de Deus não incita contendas, muito pelo contrário, faz de tudo para aplaca-las! Mas esta paz deve ser exercitada também. E sabe como exercitamos um fruto? Quando o praticamos excessivamente. Podemos dizer que são os únicos exercícios que podemos praticar sem moderação, porque quanto mais fazemos mais o desenvolvemos e mais somos beneficiados, nós e os outros também. Veja o que disse Tiago:

Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." Tiago 3.18 

Essa semana pra quem esta seguindo este propósito iremos meditar na paz. Sei que o combinado era de todo domingo eu postar uma meditação e uma oração, mas quem tá no Espírito já estava no ritmo e meditando nesse fruto (estou seguindo a sequencia de gálatas) . No domingo pensei em gravar uma oração lá no meu sertão (que lugar tranquilo gente), mas a tecnologia não estava a meu favor. Mas agora, enquanto escrevia esta mensagem me ocorreu algo. Não teremos oração essa semana. Ao invés disso você vai procurar esta semana um lugar sossegado e de contato com a natureza. Sei que nas cidades isso ta cada vez mais difícil  mas é uma forma de você sair da rotina e ficar a sós com Deus. Sente numa praça, ou na beira da praia contemple um pouco peça Deus para renovar sua paz. Respire fundo, olhe para o céu ... é tanta correria o tempo todo todo dia que tudo isso passa desapercebido !

Pra te inspirar deixo essa imagem que tirei lá da casa de minha avó. Tinha é tempo que eu não fazia isso. Você vai ver o quanto vai te fazer bem.









Depois de quase 3 anos sem chover, o sertão está em festa! A chuva recomeça a transformar. É lindo de se ver !


Em Cristo, sempre.
Núbia Onara

0 Deixe aqui seu comentário:

Postar um comentário

Pesquise no blog