As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

22 março 2010

O título dessa mensagem é inspirado em uma frase contida na música Amado, de Vanessa da Mata . É uma música suave e que nos deixa solta em pensamentos [Se nunca ouviu ou não está lembrada clique aqui e veja o clip].
A gente fica imaginando que o amado falado na canção foi embora ou que eles se separaram e essa é a razão pelo qual não estão juntos. Mas, muitas meninas podem ouví-la encaixando em seu drama: estar gostando de alguém que não é seu porque são compromissados.


A missão desse blog é abordar assuntos relativos a vida das solteiras cristãs e eles também acontecem na vida de solteiras que não tem um compromisso com Deus, a diferença está em nossa reação.
Se pegar interessada por alguém que já tem um compromisso com outra pessoa é algo que acontece mesmo com aquelas que respeitam o relacionamento alheio e repudiam este tipo de comportamento (lembre-se: o coração é de-ses-pe-ra-da-men-te corrupto e quem disse isso não fui, graças a Deus porque se não vocês não acreditariam em mim, mas está escrito no livro de Jeremias 17.9).


Que terreno favorável este sentimento encontrou para se instalar no coração ? Não sei. Podem ter sido vários. Uma decepção amorosa recente ou um longo tempo só o que pode ter gerado uma carência (um perigo quando se trata de vida sentimental), uma admiração fora de foco, muita proximidade ... enfim, quando você menos esperou olhe só você pensando nele constantemente, especulando a possibilidade de ficarem juntos, ficando ansiosa quando não o via ou gerando situações para vê-lo ... Mas aí você, como que num lance de sensatez lembra "caramba, mas ele é comprometido!" [estou incluindo aqui orantes/namorados/noivos. Casado não tem nem o que comentar].

Aí você vai me dizer "Ah, mas tem exceções ... eu conheço uma mulher que ..." antes que você continue eu quero lembrá-la que exceções de fato existem e eu também conheço e elas tiveram uma série de variáveis que com certeza não se aplica a maioria dos casos.
Mas, fora as exceções, alimentar essa situação é dá energia para manter constante um ciclo de frustração, ansiedade e amargura. Não pensem que este blog é só pra ficar de blá blá blá falando do que eu não vivi ... eu bem sei o que é ter estado em uma situação dessa.


O que fazer para não entrar nessa roda gigante [é porque uma hora se está no ápice do entusiasmo de que vai ser com ele sua história e no mesmo instante a angústia do "porquê que tem que ser assim"]:
  • Não confie nas informações de qualquer um. Se tem dúvida se ele é comprometido ou não busque você mesma essa informação ainda que tenha que perguntar a ele ou pedir auxílio a alguém de sua extrema confiança. Quando a gente fica especulando com qualquer um, geralmente ouvimos informações do tipo "fiquei sabendo que ele ora com uma moça aí" , "ele tem uma namorada, mas eu acho que esse namoro não vai à frente não" ou "ele e a noiva vivem diferentes um com o outro" e isso é uma roubada. Você vai ficar na esperança. O importante aqui não é a opinião de terceiros sobre a vida sentimental dele, mas se ele tem alguém e ponto final[.];
  • Se afaste. Ele balança seu coração ? Evite-o. Pra quê procurar sarna pra se coçar ? Adicionar ele em orkut, puxar papo em msn, passar por onde ele mora/trabalha/estuda na esperança de vê-lo ao menos de longe ... são coisas que só te leva pra mais perto dele porque, por exemplo, no caso de sites de relacionamentos você vai querer ver seus álbuns de foto e conseqüentemente ficar naquele "controle" sobre o que ele faz, com quem conversa ... é horrível isso;
  • Se trabalham ou estudam juntos, são vizinhos, congregam na mesma Igreja, fazem parte do mesmo grupo, sei lá siga o mesmo conselho daquelas plaquinhas fixadas no painel interno acima do parabrisa do ônibus "Fale com o motorista somente o necessário!", pois é, fale com ele somente o necessário;
  • Faça prova com Deus. Você fica imaginando que pode ser ele o escolhido de Deus e que a outra é quem está amarrando a sua bênção ? Simples tirar a prova. Faça um desafio com Deus. Peça pra Ele te responder claramente e creia na resposta. Nada de ficar se fazendo de desentedida ao que Deus te responder. Me lembro que eu tinha 23 anos quando vivi este drama e chegou um ponto que já não me sentia bem com tantas dúvidas e um dia falei com Deus "Se for do Senhor ele fica livre pra mim sem que saiba dos meus sentimentos e a menina vai encontrar outro alguém do Senhor, mas [parte mais díficil] se não é, ele vai embora daqui antes de terminar o mês!" Acreditem, essa oração foi na sexta a tarde e no sábado ele foi embora da cidade!!! E olha que nada indicava isso. Deus trabalha assim: sim, sim, não, não o que passa disso é procedência maligna;
  • "Ah, mas é ele quem fica me cercando ..."Seja firme, educada e franca com ele dizendo para se por no devido lugar pois é comprometido. E não caia no velho conto de que "meu namoro/noivado não vai bem, ela é assim assado etc etc etc " Se ele está fazendo isso com a orante/namorada/noiva quem te garante que não fará com você ? Eu não pagaria pra ver ...

Você já se encontra nessa roda gigante ? Quer sair dela ?

  • Se afaste imediatamente dele, corte os vínculos com tudo que lembra ele [nessa categoria incluo músicas, sites de relacionamentos, conversas que dão notícias sobre ele] e não se preocupe com o que ele vai pensar cuide do se coração porque quando ele se quebra o mundo não vai parar só pra dar a você tempo de colar os pedacinhos e prosseguir sua vida ;
  • Conte com o apoio de uma amiga nessa batalha. Firme um propósito pode ser jejum do nome dele por exemplo [evitando falar sobre ele, o nome dele ]. Sua amiga vai servir pra te ajudar a se policiar e em oração também [funciona!]
  • Procure uma atividade que te deixe totalmente envolvida a ponto de não sobrar espaço em seus pensamentos pra ficar pensando nele;
  • O conselho dado no caso acima, para fazer prova com Deus é válido aqui também. O que acontece é que quando se chega nesse nível geralmente provas já foram pedidas a Deus, o problema é que Deus responde, mas não se acredita na resposta persistindo assim em alimentar esse sentimento. Daí já viu ...

Para as duas situações a mais importante de todas as dicas: MUITA ORAÇÃO E JEJUM. Estas duas ações aliadas às atitudes acima citadas são de grande eficácia. Seja sempre sincera com Deus sobre o que se passa em seu coração, busque-o de madrugada, faça correntes de oração em sua Igreja, propósitos de fé ... Deus nos sara de qualquer tipo de enfermidade até mesmo de um sentimento nocivo.

Bem, quem tiver mais dicas para vencer essa situação pode mandar. Em caso de dificuldades em postar comentários, pode mandar por e-mail ou registrar no mural ao lado.


Um versículo que está sempre em meu coração e me serve como uma espécie de anti-vírus é " A Benção do Senhor traz riqueza; e não inclui dor alguma [Pv.10.22]. A riqueza aqui pode ser compreendida como coisas boas e valiosas que são acrescidas. Então, se um sentimento tem trazido sofrimento e dúvidas será que realmente ele é uma bênção do Senhor ? Tenho certeza que NÃO. Então, não vamos ficar correndo atrás de complicação. Uma história de amor em Deus deve ser simples e descomplicada como Ele é.

Ah, e eu não poderia terminar sem contar sobre como terminou meu drama. Depois de um tempo que ele foi embora soube que o noivado dele tinha terminado. Balancei não vou mentir. Por termos uma amiga em comum logo ele ficou sabendo que no passado eu tinha me interessado por ele, mas sempre que meu coração queria falar mais forte Deus me fazia lembrar de Sua resposta. Continuei buscando em oração pedindo a Deus pra não deixar meu coração me enganar. Fiquei sabendo por essa amiga que ele tentou ligar pra mim algumas vezes só que nunca conseguia ou dava ocupado ou chamava chamava e ninguém atendia [porque será hein ?!]. Enfim, mais um tempinho depois ele começou a namorar e um belo dia ele me aparece na Igreja e me convida todo feliz para o casamento. A essa altura eu já não sentia nada por ele e fiquei tão feliz em vê-lo feliz. Fui ao casamento, ele nos apresentou a agora esposa e o melhor de tudo foi que na hora que a noiva lançou o buquê, eu não estava na muvuca pra pegar e uma rosa se desprendeu do buquê e caiu em cima dos meus pés ! [minha amiga diz que com essa daria pra escrever uma novela rsrsrsr].

Pegar aquela rosa foi ouvir Deus dizer: "Não se preocupe porque essa em nenhum instante era a história que eu estou preparando pra você!" [eu tenho a rosa seca até hoje em minha caixa de gratidão ...]



Em Cristo,

Núbia Onara
by Núbia Onara 09:01 8 comments | in ,

8 comentários:

  1. A Paz minha amada Irmã, Adorei esta mensagem, uma vez que me preocupo com os moços de hoje na Igreja; confesso que não esperava encontrar uma mensg.semelhante; mas para glória de Deus Pai me supreendí, Que o Senhor continue te usando com essa propriedade, e seja um vaso de Honra para engrandecimento do nome do Senhor Jesus. bjus no seuS2.EMCRISTO.LHS.lhsandandocomdeus.blogspot.com (visite e comente).

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nubia gostei muito de ter lido a sua história. Realmente o versículo de provérbio 10.22 fala muito ao coração das solteiras. Deus já utilizou essa passagem para falar comigo sobre uma situação. Assino embaixo das recomendações que você fez. Afinal, devemos guardar o nosso coração com todo zelo, pois dele procedem as saídas da vida. Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  3. sem querer acabei achando esse texto, parece ate que foi um sinal de deus.
    to passando por isso...e cada vez a duvida aumenta.
    ja pedi uma resposta de Deus, mas no consgigo enchergar..
    quando acho q estou bem e que tudo esta decidido, Ele aparece na minha vida. è muito complicado.
    Ele veio com essa historia q o relacionamento dele nao vai bem, mais eu nao acredito. To dando dura nele, querendo me afastar o maximo, mas sempre ele aparece na minha vida, nem que seja pelo msn.
    Mas vou esperar em Deus, e creio q isso sera resolvido..

    ResponderExcluir
  4. Minha florzinha

    não há o que tem dúvida. Deus não é Deus de confusão ! Se você está assim o diabo está pelo meio ... ele tem um relacionamento, e vou ser franca: se ele fosse um homem-V (= homem de verdade) ou ele lutaria pra transformar o relacionamento ou já teria posto um fim, mas isso seria uma decisão dele com Deus. Ele não ficaria espalhando aos 4 ventos e nem tentando arranjar um relacionamento extra. É tão óbvio. Mas a dúvida é que não está te deixando ver. Bloquei-o do seu msn, exclua VOCÊ ele da sua vida. Não espere que ele simplesmente faça isso. E peça a Deus um SOCORRO imediato, do contrário, sinto te dizer, você não vai resistir muito tempo e vai acabar aceitando as investidas dele e o pior, acreditando que ele é de Deus pra você ... =(

    Um beijão e me manda notícias. Se quiser conversar mais meu msn é o nubiaonara@hotmail.com e o meu skype é nubia.onara

    ResponderExcluir
  5. eu amei este comentario sobre como funciona se g
    oetasr de alguem.




    tatiane bordin SC

    ResponderExcluir
  6. Minha querida, estou sem palavras mas cheia de atitudes... VC É VASO ESCOLHIDO parabéns

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, me ajudou muito, parabens por ser tao usada assim por Deus, e esse versiculo de proverbios é a pura verdade, Deus abeçoe.
    www.gleicekellymont.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pesquise no blog