As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

04 fevereiro 2015


Deus quando percebeu que Jacó não amava Lia concedeu a ela dar à luz a um menino que ela chamou Rúben que por ser o filho mais velho de Jacó receberia a bênção da primogênitura (tão valorizada por seu pai). Só que um grande vacilo fez ele perder esse direito à bênção.

Ele tinha notáveis qualidades. Seu pai o considerava o mais excelente em honra e poder, e impetuoso como as águas (Gênesis 49.3,4). Em dois momentos descritos no livro de Gênesis podemos observar o quanto ele queria o bem de sua família. Na primeira, quando seus irmãos tramaram a morte de José e ele intercedeu como forma de salva-lo da inveja dos irmãos:


E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor! Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
E ouvindo Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torna-lo a seu pai." Gênesis 37.19-22

E posteriormente, quando se mostrou disposto a perder os próprios filhos em garantia de que traria o irmão caçula, Benjamim, seguro do Egito:

Mas Rúben falou a seu pai, dizendo: Mata os meus dois filhos, se eu não tornar a trazê-lo para ti; entrega-o em minha mão, e tornarei a trazê-lo. Gênesis 42:37

Porém, suas qualidades não foram suficientes para que ele vencesse à paixão por Bila, concubina de seu pai:

No tempo em que Israel habitava naquela região, Rúben teve relações sexuais com Bila, concubina de seu pai. Assim que Israel soube disso, ficou muito irado." Gênesis 35.22 Bíblia King James

O filho mais excelente de Jacó com essa atitude estava desprezando o seu valor. Aliás, por duas vezes Jacó, agora Israel, viu pessoas de sua família desprezando a bênção da primogenitura. A primeira vez, seu irmão Esaú e agora seu próprio filho.

Traga isso para nosso tempo. Quantos homens e mulheres de Deus, excelentes em seus trabalhos na Obra, perderam tudo por não resistir à um desejo do coração. Seus olhos cobiçaram alguém e eles sucumbiram à própria carnalidade, sem ao menos pensar em tudo que estariam desprezando.

Quando Israel chamou seus filhos para lhes abençoar, Rúben ouviu a consequência do seu desatino:

Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama. Gênesis 49:3-4

De repente você está aí a ponto de cometer uma loucura por causa de uma paixão. Pare e tente pensar em meio a toda essa cegueira. Você tem ideia do que está prestes a perder? Será que tudo o que Deus tem lhe concedido, toda a importância que Ele tem lhe dado não valem absolutamente nada?
Tudo o que você construiu até agora será jogado ao vento por causa de alguns miseráveis momentos de prazer sem Deus.

Quando Rúben subiu ao leito do próprio pai ele zombou da honra de Israel. E só se zomba daquilo que não se considera importante. Foi justo então ele também deixar de ser importante, não é mesmo?

Não queira o mesmo. Resista e continue sendo honrado e excelente diante de Deus e dos homens.

Vamos em frente!
#35/365





0 Deixe aqui seu comentário:

Postar um comentário

Pesquise no blog