As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

29 abril 2011

Em janeiro do ano passado encontrei este livro "Enquanto o amor não vem", de Iyanla Vanzant e só com um pequeno trecho que li me empolguei. Cheguei a indicar como dica de leitura, mas confesso que logo desanimei em ler. Não pelo livro, mas pelo amontoado de coisas na minha cabeça. Eu estava em pleno processo de elaboração de monografia e era muito difícil manter o foco na leitura de qualquer coisa que não fosse relacionado a ela (só a Bíblia).

Vire e mexe eu me recordava deste livro, mas protelava a sua leitura. Até que dia desses (dia desses não, em novembro do ano passado, eu confesso) uma leitora me lembrou da promessa que eu havia feito de comentá-lo. Estava apresentando os seminários monográficos na época mesmo assim me comprometi. Porém, só agora 1 ano e 4 meses depois de ter iniciado e parado a leitura e 5 meses depois do pedido da leitora, pude sossegadamente recomeçar a leitura e estou entusiasmada.

Poderia ler todo ele hoje mesmo e despejar um parecer enoooooooorme em cima de vocês, mas não. A medida que ia lendo as primeiras páginas Deus me dirigiu em algo: falar toda semana sobre cada parte do livro, em doses homeopáticas e não cavalares. Mas por quê ? Porque ele é o tipo de livro que você deve ler sem pressa. São preciosas as lições que a autora extraiu de uma amarga experiência e espera de 17 anos ! E os conselhos que Deus a inspirou em dar não podem ser apenas lidos, mas imediatamente praticados.

A idéia central do livro é a questão do meio-tempo, com isso a autora traz a grande questão: "O que você faz enquanto o amor não vem ?" Esse período é o meio-tempo que ela vai procurar deixar cada vez mais claro em cada capítulo.

Há relatos de suas desventuras amorosas, dos aprendizados que são extraídos dos relacionamentos ao longo da vida (pais, professores, amigos, chefes, etc.), de como todas as áreas de nossa vida estão interligadas e da maneira como lidamos como uma se reflete em todas elas, e a grande mudança no momento em que ela passou a se amar.

Aí vem aquilo que eu considero o Bê-a-Bá de, como a própria autora descreve, "desinfetar o coração para nos prepararmos para o amor que queremos ter".

O que eu escrevi aqui foi uma visão dada só até a introdução. E pra deixá-las tão entusiasmadas quanto eu com este livro, estou destacando os trechos que estão me impactando e pra começar deixo este aqui ó:

"Ficou claro que tudo o que eu pensava sobre o amor não tinha nada a ver com ele. Percebi que não conseguia reconhecer o amor porque na realidade, nunca o havia visto. É claro que eu tinha uma imagem na cabeça, mas ela não servia mais. Também descobri que o amor é mais que um sentimento bom. É mais do que se sentir necessário ou ter suas carências preenchidas. Levei trinta anos para perceber que o amor é uma experiência pessoal e interior de bem-estar total que não combinava com nenhuma das imagens que eu conhecera até então (...) A verdade é que o amor está dentro de você e que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida. É você quem, primeiro, tem que tomar posse dele. Esta é a verdade que eu levei 10 anos para descobrir." Páginas 10, 11 e 12

Perceberam que eu não posso simplesmente só comentar, é muita riqueza o que Deus inspirou essa mulher a nos contar. Então a partir da próxima semana começo os primeiros capítulos (são treze ao todo, mas não levarei treze semanas, não se preocupem).
Se puderem busquem este livro (quem sabe na internet ...). Assim poderemos até mesmo debater sobre os capítulos, vocês poderão compartilhar os seus aprendizados, as inspirações que estiverem tendo e até mesmo os sacolejos para despertar! Vamos fazer um estudo virtual =) Todas com seu livro e leitura em dia. Aquelas que não tiverem o livro, sem problema, acompanha também e lança questões, faz comentários. Interação total. Nada de ler e passar desapercebida, tem que deixar sua participação nos comentários.

A imagem acima é das três versões de capa que existem no mercado.

Então preparem-se para o que Deus falará conosco!

Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara


by Núbia Onara 00:31 16 comments | in
Read More

28 abril 2011


Os ensinamentos de Cristo vão na contramão deste mundo e isso dá um nó cego na cabeça de quem não vive essa fé.

O apóstolo João, em seu evangelho, relata um fato interessante. Estava Jesus na Galiléia, porém na Judéia iria acontecer a festa do Tabernáculo e seus irmãos lhe deram o seguinte conselho: "Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto." [João 7.3 e 4]

De fato. Qual é a lógica desse mundo: o que não é visto não é lembrado, então as pessoas se desesperam a fim de serem vistas, de que suas ações sejam reconhecidas, de que seus talentos sejam ovacionados. As celebridades sempre querem estar em evidência. É a glória deste mundo. Faça para o seu chefe ver, para a sua mãe ver, para seu vizinho ver, para seu amigo ver e a elogiarem. Mas, e quando eles vêm e não falam nada ? Será que vale a pena continuar fazendo ? Será que vale a pena ser uma boa esposa ou uma boa filha quando não sou admirada pela minha família ? Ou é mesmo interessante continuar dando o melhor de mim na empresa onde trabalho e não ser reconhecida por isso ? E mais uma série de situações.

No livro de Mateus tem uma orientação que vai contra esse conselhinho que os irmãos de Jesus deram. Com certeza é conhecido de vocês e diz o seguinte: "E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." [Mateus 6. 5 e 6]

Que grande motivação para a vida! Tira dos outros a responsabilidade, Deus assume essa responsabilidade de te recompensar. As pessoas podem até serem usadas por Ele para isso, mas a recompensa virá Dele. Jesus sabia perfeitamente disso e por isso sua resposta foi "Ainda não é chegado o meu tempo" [João 7. 6]. O foco Dele era cumprir a missão que o Pai deu e não se aparecer (e olha que seria uma oportunidade em tanto, já pensou milhares de judeus ali reunidos ...).

Quando focamos o que somos e o que fazemos exclusivamente para Deus, mesmo não sendo a nossa intenção (ou desejo) as pessoas notam. E aí não precisamos ser reconhecidas por eles, aliás ainda que não valorizem, quando você faz pra Deus há uma paz e uma satisfação tão grande que você é motivada a fazer sempre mais e mais mesmo sem a aceitação das pessoas. Afinal é para Deus.

Se muitas esposas vivessem isso não se abateriam quando não recebessem os esperados elogios do marido, ela está fazendo para Deus. As filhas (os) não se revoltariam porque seus pais não aplaudem a cada bom ato deles, eles estão fazendo para Deus. Os pais não se entristeceriam a cada indiferença aos seus atos de amor e dedicação dos filhos, eles fazem para Deus. O empregado não ficaria resmungado por não ter seu trabalho valorizado por seu chefe, ele faz como que para Deus. Aí vai a bomba (como diz o meu Pastor) muitos cristãos não esfriariam na fé e desanimariam por nunca serem tão reconhecidos quanto desejariam que fossem, porque não estariam servindo ao Pastor, ou a Instituição ou aos outros membros, eles fazem para Deus. Aliás, quem é e faz para Deus não se sente a vontade de estar nem sob holofotes.

Quando fazemos para Deus Ele nos dá Sua admiração e de quebra a das pessoas, mas isso quando a exclusividade é Dele ... ah e se por um momento você achar que pode ser esquecido se não for visto Deus quer te lembrar de uma coisa: "Ainda que sua mãe te esqueça, contudo Ele não se esquecerá de ti. " [Isaías 49.15]

Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara

26 abril 2011

Queridas leitoras,

fiz um levantamento de tudo o que eu prometi ou me pediram e eu ainda não cumpri aqui no blog.
Estou devendo pra vocês:

  • o Sábado sim - não registrei ainda nenhuma dica de solteira do que fazer no sábado;
  • mais dicas de cozinha e saúde;
  • um resumo comentado do livro "Enquanto o amor não vem";
  • continuar com o "Música Pra Quando Ele Chegar";
  • Dicas de como gerenciar melhor o seu tempo;
  • as versões em inglês e espanhol do blog (Carol, é agora ou nunca heheheheh);
  • Dicas de como trabalhar com jovens (solicitada pela Josy e que tem um tempãaaaaaaaao - perdoe-me por favor por não ter respondido imediatamete);
  • visitar os blogs de vocês, nem sempre consigo visitar todos os endereços que deixam aqui no mural de recados ou nos comentários.
Bem, essas foram as que eu constatei dando uma revisada nos textos e comentários publicados.
Vou deixar essa listinha depois aqui do ladinho e a medida que for cumprindo vou riscando. Caso você tenha me pedido algo ou eu tenha prometido e não esteja aqui na lista por favor registre no comentário. Me ajude a quitar tudo, afinal promessa é dívida.

Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara { por enquanto endividada =/ }
by Núbia Onara 10:37 4 comments | in
Read More

25 abril 2011


"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou,
e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (...)
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade.
Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne (...) "

Gálatas 5.1 e 13


Imagem: César Oliveira

24 abril 2011

Customizar é uma palavra muito em moda. Significa alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém; personalizar (Dicionário inFormal). Sabendo disso a gente começa a observar as coisas ao nosso redor e chega a feliz conclusão de que basta um pouquinho só de criatividade para customizar uma série de coisas (que iriam para o lixo) e até economizar uma graninha, já que não vai precisar gastar dinheiro comprando um produto novo.

Eu tenho essa mania desde nova { mais nova do que eu sou hoje ;) hehehe} só não sabia naquela época que estava customizando.

Nesse feriadão eu ganhei um ovo de chocolate e junto com ele acabou vindo o suporte usado para pendurá-lo nas araras do supermercado.

Eu deixei ele pendurado no meu quarto. Quando fui dormir do nada fiquei olhando pra ele ali penduradinho e me veio na hora "um suporte de colares!" Ele é perfeito pra isso porque eu consigo deixar ele pendurado no guarda-roupas pois tem o mesmo formato de um cabide, e os colares grandes não vão mais ficar embolados em uma caixa, além de não ocuparem espaço.


Se você quiser dá uma acabamento mais arrumadinho, pode forrá-lo com uma fita de cetim e fazer o arremate com cola quente ou dar uns pontinhos com linha da mesma cor.


Então meninas guardem esses suportes, não joguem fora junto com a embalagem do chocolate. Caso você não tenha é possível que nos supermercados você encontre vários que os clientes descartaram (procure com os funcionários).

Espero que curtam a dica. Me digam como ficou o de vocês (podem até mandar a foto para nubiaonara@hotmail.com).
Beijocas
Núbia Onara
by Núbia Onara 11:22 2 comments | in
Read More

22 abril 2011


"Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

João 1.10-13


19 abril 2011


Indescritível ! Maravilhoso ! O que mais poderia dizer ? O mover do Espírito Santo na Igreja nesses 21 dias foi surpreendente.
Ontem nasceu uma nova Igreja!
Todos verão seus frutos !!!!

Estamos leves!

Ah que dia ...

Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara - RENOVADA

Pesquise no blog