As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

03 setembro 2010

Já confessei em outro post que cozinha é algo que estou "engatinhando". Mas me dou o luxo de arriscar fazer algumas coisas (isso não é sempre).

Bem, feriadão tá aí, e que tal surpreender ? Essa é minha dica: faça uma sobremesa bacana, fácil, barata e deliciosa nesse feriadão ? Se você já é uma expert vai gostar e se você é igualzinha a mim, uma menor aprendiz na cozinha, vai (se) surpreender !!!!

No meu aniversário me atrevi a preparar um bolo (já virou tradição como diz minha amiga, já que o ano passado também fiz). Eu particularmente tenho uma preferência por bolos e sobremesas geladas, então a escolhida deste ano foi uma Torta Alemã (eu sou insuportável pode dizer, não sei nem cozinhar e fico me exibindo desse jeito uhauhauhauhuaha).

E como eu sou amiga trouxe o passo a passo da receita. Mainha até hoje tá sem enteder porque eu fiz a torta parando pra tirar as fotos rsrrsrsrsr (coisas de blogueira)

A minha escolha por essa receita também se deu pelo fato dela estar no nível fácil.

Mas antes de você fazer dê uma lida nas dicas para cozinheira de primeira viagem (você que já é fera também é pra ler) clicando aqui.

Já leu ? Então, VOILÀ !


  • Primeiro separe tudo o que você irá precisar

1) 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2) 1 xícara (chá) de açúcar
3) 1 lata de creme de leite
4) 1 xícara (chá) de leite
5) 1 colher (chá) de essência de baunilha
6) 1 pacote de biscoito maisena (200g) (eu usei o redondo)
7) 150g de chocolate meio amargo
8) 1 caixinha (200g) de creme de leite
9) 1 forma de fundo removível 22x23 cm diamêtro (lembrando que se você usa forma menor vai sobrar receita, se menor vai faltar)
10) 1 batedeira
Ah, e essa receita bem perto pra não ficar doida sem saber o que fazer =)

MODO DE PREPARO

  • Depois de seguir as orientações para cozinheiras de primeira viagem =) , em uma vasilha coloque o açúcar e a manteiga (não necessariamente nessa mesma ordem hehehe)


  • E bata usando a batedeira (mas se você tiver braço de quituteira e quiser usá-lo, vai na sua fé que Deus é contigo! O meu não aguenta heheheh)


  • Bata até obter um creme fofo e liso (na revista tá liso e fofo, mas dá no mesmo hehehehehe)







  • Acrescente o creme de leite ...











... e a essência de baunilha e bata rapidamente (somente para incorpora-los ao creme)















Agora a montagem ...














  • Umedeça levemente os biscoitos (não caia na bobagem , que eu já caí num passado longínquo em que fui fazer um pavê, de umedecer todos os biscoitos pra depois montar afffff ficou uma papa só, nem conseguia pegar os biscoitos). Ah, e nem deixe o biscoito dentro do leite, passe bem rápido. A medida que você umedece o biscoito ja coloca ele na forma.




  • Intercale camadas de creme e biscoito (detalhe importante: comece com uma fina camada de creme. Se você começar com biscoito , como eu fiz, ele por estar umedecido gruda no fundo da forma e na hora de cortar as fatias para consumir é mais difícil desprende-lo)


  • Terminando com creme (a minha deu 3 camadas de cada).
Leve à geladeira por 3 horas.



Após as 3 horas preparar a parte de chocolate. Você usará o chocolate e o creme de leite em caixinha (aí você pergunta "por que caixinha ? não posso usar de lata também ?" Veja bem rsrsrs , eu acho que é porque o de caixinha é mais encorpado e o de lata tem o soro ... se alguém tiver uma resposta melhor socorra-me !!! )





Na bomboniere onde comprei o chocolate não vendia só 150g. Aí você pensa "mas aqueles chocolates que a gente come no dia a dia tem dessa quantidade" é verdade, mas quando ponderei o custo, analise comigo, no mercado uma barra de 130g de uma marca conhecida custava R$3,99 (e ainda ficava faltando 20g para a receita). Na bomboniere eu conseguia barra de 500g por R$ 7,25. Vantagem total. E além do mais chocolate nunca perde ...

Se você não tem balança aí vão três dicas: ou você pede no lugar que você comprar pra já dividir pra você no peso, ou vai no olhomêtro o que dá aproximadamente ele picado 1 e 1/2 xícara de chá ou compre uma balança e não tenha mais trabalhêra =)






Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria (hã? calma explico, em uma panela você coloca água e coloca dentro dela a panela com o chocolate. Leve ao fogo e mexa de tempo em tempo até o chocolate ficar totalmente derretido. Na instrução do chocolate que eu comprei pedia que não deixasse a água ferver, ou seja, se ferver desligue ... será que fiz certo ???)











Deixe o chocolate esfriar (cuidado com detergentes próximos, pois distraída você pode colocar dentro da receita - misericórdia =0)










Depois de fria cubra a torta (observem a minha habilidade em virar a panela segurando a colher com uma mão porque a outra estava com a máquina tirando essa foto =0 óóóó










Depois leve a torta de volta à geladeira por mais 1 hora e aproveite pra lamber o chocolate que ficou na panela (não desperdice chocolate, isso é um pecado!!! ;)























Ao desenformar, passe a faca (de mesa viu, não precisa usar uma peixeira peloamordeDeus!) entre o aro e a torta para soltá-la inteira


Aí você pergunta: "Se suas duas mãos estão aparecendo quem tirou essa foto?" Meu cunhado!!! Ele interrompeu o almoço pra fotografar essa momento lindo e maravilhoso de uma receita dando certo \º/ aêeeee .

Só não está igualzinha a da foto primeiro, porque eu não quis encaixar o biscoito no meio da torta porque eu pretendia colocar uma velinha (o que não se fez necessário, aliás não deu tempo). Segundo, o chocolate parece ter ficado mais molinho porque o da revista fica cheio de picos e eu tentei fazer no meu com as costas da colher e não ficou =(

Fora isso, olha todo mundo amou. Até meu sobrinho que não gosta de chocolate repetiu.





Esse é o resultado. A noite tinha sobrado 1/4 da torta e no outro dia só sobrou isso que foi devidamente devorada por mim.

Sucesso de crítica e de público. Hummmmmmm

Essa receita eu encontrei em uma coletânea da Dona Benta vendida nas revistas AVON.

Façam e me digam o resultado. Comentários são sempre bem-vindos.

Enquanto vocês fazem essa eu vou fazer uma outra nesse feriadão e conto como foi, podem deixar ;)


Beijos,

Núbia Onara

2 comentários:

  1. que isso núbia
    fiquei com água na boca
    vou ter que fazer essa torta
    vamos ver se a minha vai ficar bonita igual é sua
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Pela apresentação ficou divino!

    P.S : Tá moça "prendada" mesmo, ein?!

    ResponderExcluir

Pesquise no blog