As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

23 novembro 2009


Um dos assuntos a serem abordados aqui no blog é saúde e bem-estar. O assunto escolhido para este primeiro post é
sinônimo de vida.
Você investe tanto em cremes para a pele do rosto e do corpo, para o cabelo e ainda assim percebe que o resultado não tem sido satisfatório. Mas, você tem bebido água o suficiente ?

Sabe aqueles dias que você tem vontade de comer alguma coisa e não sabe exatamente o que é ? Fora aqueles dias que estamos extremamente cansadas e na verdade não fizemos o mínimo esforço. E aqueles dias de dores de cabeça sem motivo algum aparente?

Você sabia que muitas dessas situações podem ser causadas pela falta de água no nosso organismo? É sim. A sede excessiva dá uma falsa idéia de fome. Quando se está com a boca seca, ou com vontades de comer frutas cítricas ou alimentos gelados, pode acreditar: é sede.

O corpo humano é feito cerca de 70% de água, que vamos perdendo diariamente através do suor, xixi, através do transporte de nutrientes no sangue, etc. e quando não repomos essa água, ficamos somente com as substâncias tóxicas e prejudiciais retidas no nosso organismo, que podem contribuir para o aparecimento de algumas doenças.

A falta de água em nosso corpo causa envelhecimento precoce, ou seja, nosso aspecto físico aparenta ter mais idade do que o real. E não é só isso. As consequências da desidratação no organismo também podem causar: indisposição, cansaço, dores de cabeça, pedra nos rins, inflamações diversas, pele seca, cabelo seco, irritabilidade, insônia, falta de ar, sangramentos vaginais , e por aí vai ... Por isso os médicos sempre indicam o consumo de água durante todo o dia, mas em doses pequenas. Você pode medir, por exemplo, um copinho de 200ml a cada hora enquanto estiver acordada.

Só que a gente sempre esquece não é mesmo. No meio da correria, o dia passa e quando a gente se toca não bebemos água. Eu já tive infecção urinária por conta disso e vou te contar uma coisa, se você nunca teve , minha nêga não queira saber como é. Como diz Tiririca "eu pensei que ia mÓrreeeeer".

O jeito foi elaborar algumas estratégias:

- levar sempre uma garrafinha de água na bolsa;

- deixe sempre garrafinhas cheias na geladeira da seguinte forma. Já que a média ideal é de 1,5l a 2l POR DIA então encha de 3 a 4 garafinhas de 500ml e vai bebendo aos poucos e a medida que esvaziar deixe lá pra você ter um controle de quanto já tomou;

- se preferir, uma outra maneira é encher uma garrafa de 2l e ir bebendo ao longo do dia;

- uma outra questão que os médicos colocam é que, só de água pura, é bom consumirmos 1,5l em média, o restante estaria em outras bebidas e frutas com alta concentração de água .Então, sempre que possível consuma melância, melão, abacaxi, laranja;

- tá na rua, bateu sede olha olha olha olha a água mineral . Evite os refrigerantes;

- sorvete também é uma boa opção (principalmente neste calor), além de ser muito nutritivo.

Hidrate-se bastante ! Não custa nada e é uma garantia de beleza e saúde. E lembre-se com saúde você servirá melhor a Deus e aproveitará melhor todas as bênçãos que Ele tem reservado [inclusive o amado :-)].
Em Cristo,
Núbia Onara


OBS: Algumas informações desse post foram extraídos do site http://www.mulherfeliz.com.br/2007/11/09/dica-hidratacao/
by Núbia Onara 05:00 1 comment | in

Um comentário:

  1. É muito legal esse artigo. É muito dificil passar sem tomar água, de hora em hora tenho que tomar. Moro no RN e aqui é muito quente.Temos que tomar água a todo instante.

    É fundamental lembrar que tomar água nao deve ser um costume somente quando dar cede, pois já é o limite. É importante tomar mesmo sem cede, faz bem para o corpo e pele. É maravilhoso criarmos hábitos que fazem bem pra nossa saúde.

    ResponderExcluir

Pesquise no blog