Quinta-feira, na Terapia do Amor, Cris falou algo sobre ter palavra que mexeu comigo profundamente. "Sua palavra é quem você é". Na hora me venho à mente varias “raposinhas” que estavam minando quem eu era, porque eu estava faltando com a palavra em coisas corriqueiras do meu dia a dia tanto com as pessoas e até mesmo com Deus. Detalhes que pareciam bobagem sem importância, mas naquele momento eu vi que não.
Antes da palestra o bispo Renato orientou que pedíssemos a Deus que arrancasse de nós aquilo que nos atrapalhava e eu me lembro que pedi a Ele que se fosse algo que apenas eu pudesse arrancar, então que me mostrasse, que me fizesse entender o que era e o que fazer pra dar um fim nessa raiz ruim e olha só o que Ele me mostrou: a minha palavra!
Na manhã seguinte, enquanto tomava o café, voltei a meditar no que tinha ouvido, aí Deus me fez lembrar de situações com minhas amigas, às vezes coisas simples que elas me cobravam do tipo de marcar pra sair e eu adiava em sua maioria por um motivo justo, mas isso sempre me rendia um adjetivo: o de enrolada (!!!). Deus então começou a puxar pela minha memória vários compromissos deixados para trás, tanto comigo, como com os outros (até vocês aqui no blog padecem com essa falta de palavra da minha parte) e até com Ele.
Aí eu tive a cara de pau ainda de perguntar a Deus, porque Ele então sempre compreendia as minhas faltas e sabem o que Ele me respondeu? Quando você me promete algo e de repente não cumpre, ou começa algo e não conclui, ou deixa pra depois o que é prioridade, isso não mostra quem Eu sou e sim quem você é! Diz respeito a você... e só você pode mudar isso.
Incrível como você só vai conseguir confrontar um problema quando você realmente entende a essência dele. Você até pode ficar incomodada com certas coisas em si mesma, até tentar mudar, mas se não refletir sobre o que realmente ele significa, já era. Serão uma série de tentativas frustradas de mudar. Enquanto falava com Deus entendi porque das outras vezes eu não consegui mudar, porque mesmo me incomodando sobre esse aspecto em mim, eu não tinha a noção do que essa falta significava. É como se você mesma se fizesse uma auto sabotagem.
E o que fazer agora? Reiniciar! Voltar o caminho só que dessa vez vigiando para não se permitir falhar no que você fala.
"Melhor é que não votes do que votares e não cumprires." Eclesiastes 5.5
E isso refere-se a tudo, não somente a Deus diretamente. Muitas vezes, no afã de querer dar conta de tudo a gente sai se prometendo fazer isso, prometendo para os outros fazer aquilo e até Deus entra nessa mania. E aí nos enrolamos toda!
Então, a regra sempre é:
"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5.37
E lembre-se sempre: Sua palavra é quem você é!
OBS: se você quiser registrar nos comentários, sobre alguma vez que você esperou o que eu tinha prometido e não cumpri e como você ficou, pode mandar ver... vou ler e responder (não me justificar).
OBS: se você quiser registrar nos comentários, sobre alguma vez que você esperou o que eu tinha prometido e não cumpri e como você ficou, pode mandar ver... vou ler e responder (não me justificar).
Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara