As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

21 outubro 2010


- Mestre, queria lhe perguntar algo: como faço para não me aborrecer com as pessoas? Algumas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas e sofro com as que caluniam.

- Pois viva como as flores – advertiu o mestre.

- Como é viver como as flores? – perguntou o discípulo.

- Repare nestas flores – continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim. – Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo mal cheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. É justo que você se angustie com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.

Os defeitos deles são deles, e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimentos. Exercitar, pois, a virtude é rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.


Você não precisa focar nos erros alheios, justificando assim sua insatisfação com a vida e as circunstâncias. Tire a boa parte do adubo que chega até você! Seja uma flor cujo aroma é agradável aos que estão ao seu redor. Exale esse aroma. Não deixe que o foco esteja no adubo.

Autor desconhecido


Imagem: Meu sobrinho

2 comentários:

  1. Essa história mim fez lembrar uma excelente lição que as garças deixam para nós!
    As garças são aves que possuem penas branquinhas, mas elas muitas vezes buscam seu alimento na lama. O interessante é que você nunca vai encontrar uma garça suja da lama a qual ela tira seu alimento. Sabe porque? Não é porque elas possuem aquelas patas enormes não, mas sim porque em suas penas existe uma especie de óleo que não permite que a sujeira da lama permaneça nas penas.
    Precisamos desse óleo para vivermos neste mundo, pois estamos cercados de sujeiras e não podemos permitir que as mesmas venham nos atingir.

    Bjinhos!

    ResponderExcluir

Pesquise no blog