As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

20 março 2013

"E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 

E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 

Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura."
Gênesis 25:29-34



Ser primogênito nos tempos Bíblicos era algo especial. No oriente, o primogênito, ou o filho mais velho, gozava de certos privilégios em relação aos outros filhos. O primogênito entre os Hebreus era consagrado ao Senhor (Exôdo 22.29). Na distribuição dos bens de família recebia porção dobrada quando o patriarca morria (Deuteronômio 21.17) e sucedia o trono, nas famílias reais (2 Crônicas 21.3).

"O direito de primogenitura constitui-se na porção especial do primogênito. De acordo com a Bíblia, o direito de primogenitura, em seu conjunto, inclui a porção dobrada de terra, a realeza e o sacerdócio. O sacerdócio conduz as pessoas a Deus e a realeza traz Deus as pessoas." (Autor desconhecido)

É provável que Jacó não soubesse de todas estas vantagens, mas ele com certeza valorizava a bênção contida na primogenitura. Já para Esaú nada disso era tão importante ... não diante de outras necessidades.

Esaú tinha uma necessidade imediata: matar a fome. E cá pra nós, ele não ia morrer se não comesse aquele guisado. Será que na tenda de um homem tão rico como Isaque não tinha nada que pudesse matar a fome dele ? O problema é que ele queria aquele guisado, ele desejou aquela iguaria e para aquele problema ser resolvido ele barganhou algo precioso por um preço ínfimo.

Muito tempo passou, mas aquela troca um dia foi resgatada e só naquele momento ele percebeu a grande burrada que cometeu ... 

"Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai."Gênesis 27:34

Interessante a consideração feita por seu pai Isaque :

"E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção."Gênesis 27:35

Sutileza ... é assim que o diabo tem agido na vida de muitas (os) que se dizem de Deus. Trabalhando em cima das necessidades com sugestões sutis ao coração ...

Do que me adianta tudo isso se estou solteira (o) ... e só depois dos poucos instantes de prazer percebem o mal que escolheram. A esses o Senhor Jesus chamou de DEVASSOS (eu iria colocar aqui o significado dessa palavra, mas considero melhor você ir pesquisar e ver a quê Deus compara quem não valoriza a bênção Dele ...)

"E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura." Hebreus 12.16

Não troque tudo aquilo que tem recebido de Deus por um "prato de lentilhas" para suprir de forma deficiente as necessidades imediatas da sua vida sentimental. Isso que talvez você esteja achando que vai morrer se não tiver logo é só um achismo do seu enganoso coração. Ignore-o. Deus está a procura de homens e mulheres que valorizem o eterno Dele. Quando Ele encontra, acrescenta tudo o que estes desejam, no momento certo e na medida certa. 

Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara

2 comentários:

  1. olá, gostei muito deste post, falou comigo,
    o fato é que muito tem sidos as pessoas que trocam a bênção de Deus por um engano do coração, por não saberem esperar perde a bênção divina. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Nubia seu blog foi uma preciosa descoberta,estou aprendendo muita a cada postagem,e indicando para as minhas amigas...
    Que Deus continue a te usar através do blog,bjsss

    ResponderExcluir

Pesquise no blog