As delícias {e as lutas} de ser uma cristã solteira neste mundo

13 julho 2014

Quinta-feira, na Terapia do Amor, Cris falou algo sobre ter palavra que mexeu comigo profundamente. "Sua palavra é quem você é". Na hora me venho à mente varias “raposinhas” que estavam minando quem eu era, porque eu estava faltando com a palavra em coisas corriqueiras do meu dia a dia tanto com as pessoas e até mesmo com Deus. Detalhes que pareciam bobagem sem importância, mas naquele momento eu vi que não.

Antes da palestra o bispo Renato orientou que pedíssemos a Deus que arrancasse de nós aquilo que nos atrapalhava e eu me lembro que pedi a Ele que se fosse algo que apenas eu pudesse arrancar, então que me mostrasse, que me fizesse entender o que era e o que fazer pra dar um fim nessa raiz ruim e olha só o que Ele me mostrou: a minha palavra!


Na manhã seguinte, enquanto tomava o café, voltei a meditar no que tinha ouvido, aí Deus me fez lembrar de situações com minhas amigas, às vezes coisas simples que elas me cobravam do tipo de marcar pra sair e eu adiava em sua maioria por um motivo justo, mas isso sempre me rendia um adjetivo: o de enrolada (!!!). Deus então começou a puxar pela minha memória vários compromissos deixados para trás, tanto comigo, como com os outros (até vocês aqui no blog padecem com essa falta de palavra da minha parte) e até com Ele.

Aí eu tive a cara de pau ainda de perguntar a Deus, porque Ele então sempre compreendia as minhas faltas e sabem o que Ele me respondeu?  Quando você me promete algo e de repente não cumpre, ou começa algo e não conclui, ou deixa pra depois o que é prioridade, isso não mostra quem Eu sou e sim quem você é! Diz respeito a você... e só você pode mudar isso.

Incrível como você só vai conseguir confrontar um problema quando você realmente entende a essência dele. Você até pode ficar incomodada com certas coisas em si mesma, até tentar mudar, mas se não refletir sobre o que realmente ele significa, já era. Serão uma série de tentativas frustradas de mudar. Enquanto falava com Deus entendi porque das outras vezes eu não consegui mudar, porque mesmo me incomodando sobre esse aspecto em mim, eu não tinha a noção do que essa falta significava. É como se você mesma se fizesse uma auto sabotagem.

E o que fazer agora? Reiniciar! Voltar o caminho só que dessa vez vigiando para não se permitir falhar no que você fala.

"Melhor é que não votes do que votares e não cumprires." Eclesiastes 5.5

E isso refere-se a tudo, não somente a Deus diretamente. Muitas vezes, no afã de querer dar conta de tudo a gente sai se prometendo fazer isso, prometendo para os outros fazer aquilo e até Deus entra nessa mania. E aí nos enrolamos toda!

Então, a regra sempre é:


"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." Mateus 5.37

E lembre-se sempre: Sua palavra é quem você é!

OBS: se você quiser registrar nos comentários, sobre alguma vez que você esperou o que eu tinha prometido e não cumpri e como você ficou, pode mandar ver... vou ler e responder (não me justificar).

Com amor e fé em Cristo,

Núbia Onara





by Núbia Onara 00:26 2 comments
Read More

01 julho 2014


O primeiro segredo que Rute nos ensina, na verdade está no livro de Rute, mas não é ela que vai nos ensinar e sim sua sogra, Noemi!

E você deve está se perguntando o que esse comentário (imagem acima) tem a ver com Noemi. Te explico com todo o prazer prestenção rs.

Eu leio muitos blogs e sou abençoada por eles. Mas tem uma coisa que eu leio além das mensagens: os comentários. Tem muito tesouro escondido neles. Um entendimento diferente do assunto, uma experiência sobre o mesmo, uma sugestão, uma dúvida... 

Dia desses estava lendo a coluna de Bianca Russo no blog de Cris Cardoso, o Friday Look. Ela abordava sobre a inauguração do Templo de Salomão e dava dicas de como se vestir adequadamente para esse momento tão solene. Depois de ler a mensagem fui lendo os comentários foi quando vi esse. Por si só já me chamou a atenção pelo fato de um homem comentando num post para mulheres. E pra completar olha só a preocupação desse marido (#quecoisamaislindaminhagente) . Mas sabe o que é mais interessante nisso tudo? Minha primeira reação não foi a de admirar a atitude desse homem. Eu admirei essa esposa!
Fiquei imaginando que tipo formidável de mulher ela não deve ser ao ponto do marido ter esse tipo de cuidado com ela (duvido que se fosse uma malinha sem alça ele estaria nessa preocupação).

"Sim, Nubinha querida e o que isso tem a ver com o assunto do post?" Oxe! Tudo a ver!

Você nunca parou pra pensar a respeito disso em Noemi?

Meninas, sogra tem uma fama que não é nada boa, mas essa tinha noras dispostas a deixar tudo ir atrás dela (tá certo que Orfa, por razões que desconhecemos, recuou), mas Rute não teve "filho de Cristão" (como se diz no nordeste) que fizesse ela voltar atrás!

Apesar de toda a amargura que vemos Noemi vivendo durante um período de sua vida, ela devia ser uma mulher extraordinária! Ela foi um exemplo de fé para aquelas duas mulheres MOABITAS. Rute a obedecia em tudo! A orientação da sogra era sagrada para ela. Você acha que se ela não fosse uma mulher temente a Deus, sua nora teria tão grande admiração a ponto de deixar seus deuses e aceitar o Deus de Noemi como seu Deus também?

"Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus." Rute 1.16

Agora vamos refletir:

# Será que a nossa fé tem motivado nossas amigas incrédulas a buscar esse Deus?
# E os nossos familiares?
# Nossos colegas no trabalho, na escola, na faculdade, nossos vizinhos se sentem atraídos por esse Deus que veem em nós?

Isso é muito profundo... 
Despertar isso nas pessoas ao nosso redor requer um relacionamento verdadeiro com Deus.
Quanto mais você investe em seu relacionamento com Ele e em obedecê-Lo, mais você cresce como pessoa e mais você chamará a atenção dos que estão a sua volta, mesmo sem ter noção disso.

Em todo tempo, difícil ou bom, de vacas magras ou de vacas gordas, tema a Deus, obedeça a Ele, guarde sua intimidade com Ele e você, sem palavras, estará atraindo pessoas dispostas a deixarem tudo para ter o Deus que você tem.

E antes que você me pergunte sobre a vida sentimental, pensa no seguinte (rs) esse tipo de mulher vai atrair o que não presta? Deus permitiria? Rute foi bênção na vida de Noemi. 
Seu marido será com você o que você é com Deus. E se não for, Deus, Ele próprio fará justiça.

Com amor e fé em Cristo,
Núbia Onara

Pesquise no blog